//
Prefeitura investe em limpeza e manutenções para evitar alagamentos
Download Imagem Original
Foto: Tony Capellão
Apesar do grande volume de chuva registrado neste final de semana, aproximadamente 117 mm em 24 horas, as oito Casas de Bombas de Canoas não registraram problemas e ajudaram a evitar alagamentos. Ações preventivas como a manutenção das casas de bombas e a limpeza de valas, nos primeiros meses desse ano, e a realização do Choque de Limpeza, colaboraram para esse resultado.
A Administração possui um Sistema de Proteção a Cheias composto por canais de macrodrenagem, através dos quais a água da chuva é escoada. Oito Casas de Bombas, protegidas por diques, fazem parte desse sistema. Em dias de muita chuva, para evitar alagamentos, a água é puxada pela força das bombas para o lado externo dos diques, acabando com o acúmulo de água em pontos da cidade.
Durante as chuvas, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e das subpreituras atuaram monitorando toda a cidade. O secretário Municipal de Obras, Sérgio Giugno, informa o registro de alguns alagamentos pontuais, no último sábado (26), que escoaram na madrugada de domingo. “Em 24 horas, choveu o maior volume dos últimos quatro anos. Essa chuva serviu para sinalizar alguns pontos da cidade que ainda precisam de uma atenção especial, como, por exemplo, vias dos bairros Mathias Velho, Fátima e Niterói”, observa Giugno. Porém, o secretário avalia que todos os trabalhos preventivos realizados pela Prefeitura foram essenciais para evitar ocorrências mais preocupantes.