A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas promoveu na manhã desta sexta-feira (11), na rua Humaitá, a blitz educativa “Dia das Mães” com o objetivo de orientar motoristas para cuidados no trânsito. A ação faz parte das atividades do Movimento Maio Amarelo, que visa colocar em pauta o tema da segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade para discutir o assunto e se engajar em ações de conscientização.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul, o Dia das Mães é a data em que se registra os piores índices de violência no trânsito, comparado a todos os feriados e festividades nacionais. Entre 2007 e 2017, o final de semana do Dia das Mães teve uma média de 8,6 mortes por dia. O número é maior que o geral de todos os feriados, que é de 6,5.
“São pelos altos índices de acidente no trânsito neste período que consideramos de suma importância realizar uma blitz educativa em Canoas”, afirma o chefe da unidade de Educação no Trânsito da SMTM, Renato Correia. Além das orientações, os motoristas receberam uma rosa amarela em homenagem às mães. Um laço amarelo também foi pintado na rua Humaitá, sinalizando que uma morte por acidente de trânsito aconteceu no local.
O secretário da SMTM, Ademir Zanetti, acompanhou a blitz e ressaltou: “essa ação representa o que temos trabalhado dentro da Secretaria, juntamente com os colegas do trânsito, que é a orientação e a educação antes da punição. Nosso intuito é fazer com os condutores aproveitem essa data para fazer uma reflexão sobre suas atitudes no trânsito”, destaca. O secretário ainda afirma que a Unidade de Educação para o Trânsito trabalha diariamente dentro das escolas do município, capacitando os educadores para que tenham noções mínimas das normas de trânsito a fim de preparar os futuros motoristas, que também são agentes multiplicadores: “esse trabalho é fundamental e tem tido êxito, pois acreditamos que a educação vem em primeiro lugar para mudar esse cenário de violência no trânsito”, finaliza Zanetti.
Em Canoas, são mais de 193 mil veículos e a maioria da frota é de automóveis (67%). Entretanto, o maior número de vítimas são pedestres e motociclistas, 36% e 54% respectivamente. Até março deste ano, o município contabilizou 11 vítimas fatais no trânsito. Em 2017, esse número chegou a 30. Segundo Correia, os índices de óbitos dentro das vias do município estão diminuindo a cada ano: “em 2017, conseguimos baixar o número de vítimas fatais em comparação a 2016, esperamos o mesmo resultado em 2018, até chegar a proposta da ONU de diminuir em 50%. Para isso, a SMTM vem realizando uma série de melhorias nas vias públicas e, em maio, intensifica as ações nas escolas e junto aos motoristas para aumentar a consciência da necessidade de respeitar as leis de trânsito”, explica.
Confira a programação do Maio Amarelo em Canoas:
Dias 14 e 23 – Curso: Professores, Multiplicadores na Educação para o Trânsito, no Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas;
Dia 16 – Palestra na empresa Unidasul;
Dia 17 – Participação na Abertura da Feira do Livro AMORJI II;
Dia 18 – Blitz Educativa do Maio Amarelo na Rua Victor Barreto em frente ao La Salle – das 10h às 11h;
Dias 21, 22, 24 e 25 – Palestra na Escola Érico Veríssimo;
Dias 28 e 29 – Palestra na Escola Miguel Lampert.