Notícias

//

Prefeitura de Canoas busca mais oportunidades de trabalho para os jovens

Em mais uma ação de prevenção às violências do programa Cidade do Cuidado, a Secretaria de Segurança Pública de Canoas firmou uma parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), para o encaminhamento de jovens em contextos de violência para o programa Jovem Aprendiz.

De acordo com a coordenadora estadual da Aprendizagem Profissional do RS, Denise Natalina Brambilla González, Canoas ainda possui 754 vagas para aprendizagem profissional, de um total de 1.739, o que representa apenas 56% das vagas preenchidas.

Uma das estratégias desta parceria é sensibilizar as empresas que ainda não cumprem a Lei da Aprendizagem para que contratem jovens encaminhados pelo programa Canoas Cidade do Cuidado. O Ministério Público do Trabalho e as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e de Cidadania devem participar da iniciativa.

Segundo o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, a prefeitura de Canoas vem investindo em políticas de prevenção às violências como uma forma de enfrentar a criminalidade. “Não são apenas as ações ostensivas que garantem maior segurança para a população, mas, sobretudo, uma ampla política pública de prevenção. Por isso, entendemos que oferecer uma oportunidade de trabalho para os jovens é uma das formas de prevenir a criminalidade”, comenta.

O próximo passo da parceria é elencar as necessidades em relação aos casos que já são atendidos pela Prefeitura de Canoas, nos Centros de Acesso a Direitos (CADs).

Lei da Aprendizagem
A Lei 10.097/2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem, exige que empresas de médio e grande porte contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Escritório de Comunicação - PMC