Segurança e Eficiência das Vacinas

SEGURANÇA E EFICIÊNCIA DAS VACINAS CONTRA COVID-19

Quatro vacinas estão em uso atualmente no país, com a autorização da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa): CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Apesar de apresentarem características diferentes, todas passaram por testes rigorosos e possuem segurança e eficácia comprovadas. Confira abaixo as características de cada uma.

Os imunobiológicos CoronaVac e Astrazeneca exigem duas doses de 0,5 ml para garantir a eficácia anunciada por cada fabricante. Já a Pfizer necessita de duas doses de 0,3 ml. A vacina da Johnson & Johnson (Janssen) é a única administrada por meio de uma única dose.

Conforme o MInistério da Saúde, os intervalos entre as doses são:
Coronavac: entre 14 e 28 dias;
Astrazeneca: 12 semanas;
Pfizer: 12 semanas;

O Ministério da Saúde tem a responsabilidade de distribuir os imunobiológicos para a Secretaria Estadual de Saúde/RS (SES), que distribui entre as Coordenadorias Regionais de Saúde. As coordenadorias Regionais têm a responsabilidade de distribuir aos municípios. Canoas pertence à 1ª CRS.

OXFORD / ASTRAZENECA / FIOCRUZ

Fundação Oswaldo CruzInstituto de Tecnologia em Imunobiológicos – BioManguinhos (Fiocruz/BioManguinhos): vacina covid-19 (recombinante)
Fabricante: Serum Institute of India Pvt. Ltd. Parceria: AstraZeneca/Fiocruz.
Fabricante: Fiocruz/Bio-Manguinhos. Parceria: AstraZeneca/Fiocruz.
AstraZeneca: vacina contra covid-19 (ChAdOx1-S (recombinante)). Vacina oriunda do consórcio Covax Facility.

• Conservação entre +2ºC e +8ºC;
• Devem ser aplicadas duas doses, intramuscular, com intervalo de 10 a 12 semanas;
• Aprovada pela ANVISA, registro definitivo, em 12/03/2021;
• Eficácia até 90% em duas doses;
• Uso em pessoas acima de 18 anos de idade;
• Seguindo a Nota Técnica Nº 651/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, há contraindicação para vacinação de gestantes, puérperas e lactantes com a vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz devido a um caso de evento adverso grave em uma gestante após a administração da vacina;
• As gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não tenham sido vacinadas deverão ser vacinadas com vacinas Covid-19 – Sinovac/Butantan ou Pfizer/Wyeth;
• A respeito das gestantes e puérperas (incluindo as sem fatores de risco adicionais) que já tenham recebido a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz deverão aguardar o término do período da gestação e puerpério (até 45 dias pós parto) para a administração da segunda dose da vacina. As que já tenham recebido a primeira dose de outra vacina Covid-19 – Sinovac/Butantan ou Pfizer deverão completar o esquema com a mesma vacina nos intervalos habituais;
• As gestantes e puérperas que já se imunizaram com a vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, devem ser orientadas a procurar atendimento médico imediato se apresentarem um dos seguintes sinais/sintomas nos 4 a 28 dias seguintes a vacinação:

1 – Falta de ar;
2 – Inchaço na perna;
3 – Dor no peito;
4 – Dor abdominal persistente;
5 – Dor de cabeça persistente;
6 – Pequenas manchas avermelhadas na pele;
7 – Dificuldade na fala.

SINOVAC (Coronavac)

Instituto Butantan (IB): vacina adsorvida covid-19 (Inativada)
Fabricante: Sinovac Life Sciences Co., Ltd. Parceria: Sinovac/Butantan.

• Deve ser aplicada duas doses, intramuscular, intervalo de 14 a 28 dias;
• Aprovada pela ANVISA, para uso emergencial, em 17/01/2021;
• Eficácia até 97% em duas doses;
• Uso em pessoas acima de 18 anos de idade.

PFIZER + BioNtech

Pfizer/Wyeth: vacina covid-19 (RNAm) (Comirnaty) – Pfizer/Wyeth

• Conservação: Armazenada entre -80ºC e -60ºC pode durar até 6 meses; após descongelada entre +2ºC e +8ºC, tem durabilidade por 30 dias ou até 2h em temperatura ambiente (25ºC);
• Após diluída, a durabilidade é de 6h, em temperatura de +2ºC e +8ºC;
• Deve ser aplicada duas doses, intramuscular, intervalos acima de 21 dias ( pelo PNI, 12 semanas);
• Aprovada pela ANVISA, registro definitivo, em 23/02/2021;
• Eficácia até 95% em duas doses;
• No momento, esta é a única vacina liberada para a faixa etária abaixo dos 18 anos (de 12 a 18 anos).

JOHNSON & JOHNSON (Janssen)

Vacina covid-19 (recombinante). Vacina oriunda do consórcio Covax Facility

• Conservação entre +2ºC e +8ºC;
• Deve ser aplicada em dose única, intramuscular;
• Aprovada pela ANVISA, para uso emergencial, em 31/03/2021;
• Eficácia até 98% em dose única;
• Uso em pessoas acima de 18 anos de idade

PRECAUÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES À ADMINISTRAÇÃO DA VACINA

Não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de pessoas que já tiveram COVID-19. É improvável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença.

Precauções

• Sintomas gripais;
• Febre;
• Pessoas que tiveram COVID-19 devem aguardar 30 dias a partir do resultado do exame, para receber a vacina.

Contraindicações
• Pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.

*FONTE: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/coronavirus/vacinas

TRANSPARÊNCIA COVID-19 EM CANOAS