Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/alabarse.jpg

Feira do Livro de Canoas ganha curadoria de Luciano Alabarse

Download Imagem Original

Foto: Divulgação: Maicon Morales

Profundo conhecedor das artes e leitor compulsivo, como ele mesmo se autodeclara, Luciano Alabarse é o curador da 37ª Feira do Livro de Canoas. O diretor de teatro e criador do Porto Alegre em Cena, que já foi secretário da Cultura de Canoas, de 2013 a 2016, recebeu com alegria o convite para trabalhar na organização da festa literária canoense. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal da Cultura deve realizar o lançamento oficial da programação. Mas, Alabarse já adianta o tom desta edição da Feira, com a participação de escritores internacionais e homenagens para autores canoenses.

Prefeitura de Canoas – A sua relação com Canoas já vem de longa data, quando respondeu pela pasta da Cultura e participou da organização das feiras do livro na cidade. Neste ano, como recebeu o convite para a curadoria da 37ª Feira do Livro de Canoas?
Alabarse – Com alegria e naturalidade. Tenho ótimas lembranças do tempo em que ia diariamente a Canoas, na gestão anterior do prefeito Jairo Jorge. Jairo é um grande político, visionário, exigente, generoso. O atual Secretário, Pinheiro Neto, é meu amigo e parceiro de muitas produções culturais em Porto Alegre. Eu conheço a matéria em profundidade, sou um leitor compulsivo e isso não é de agora. Assim, livre de outros compromissos, é muito bom mergulhar de cabeça em um evento realmente cultural. Muito importante todos os movimentos para fortalecer a Feira do Livro de Canoas.

Qual a importância da Feira do Livro de Canoas para a cultura local e da região?
Alabarse – Não é exagero afirmar que a Feira do Livro é um dos cartões postais da cidade. Nossa Feira é reconhecida como a segunda do Estado, em tamanho e importância. Essa dimensão precisa ser retomada, a de que a Feira deve valorizar o segmento do livro, sem preconceitos, sem bairrismos. Um evento do porte da Feira deve , como missão, romper a bolha e apresentar Canoas ao Brasil e ao mundo. É a velha máxima do Tolstói: falar da sua aldeia para conquistar o mundo. Negar isso é condenar a Feira a não evoluir nem crescer.

Essa Feira terá como tema literário o Centenário de Josué Guimarães. O que pode adiantar da programação da 37ª Feira do Livro?
Alabarse – Essa é a parte mais gostosa de qualquer curadoria, escolher a programação que valorize e projete o evento. O Centenário de Josué estará pairando em todo o período e todas as ações da Feira, às performances do Xerife baseada em seus personagens, à palestra de Sergius Gonzaga, à homenagem prevista ( junto com Walter Galvani e Décio Dalke). Mas haverá a presença de autores internacionais, onde destaco a portuguesa Alexandra Lucas Coelho e Afonso Reis Cabral, cuja presença eleva à temperatura qualitativa da programação, conseguida graças à parceria com a PUCRS. Destaco, também, a presença de Heloisa Buarque, Jeferson Tenório, Toninho Vaz, tantos outros nomes significativos. E registro a alta presença dos autores canoenses, em mesas, oficinas e sessões de autógrafos. Quando lançarmos a programação, o que deve ocorrer nos próximos dias, o público terá a exata dimensão do tamanho e da importância cultural da programação.

Em 2021, a Feira do Livro deve ocorrer de forma híbrida. Qual a expectativa para a participação da população?
Alabarse – A forma híbrida se deve às consequências da pandemia da Covid-19. Mas, não será somente virtual, em hipótese nenhuma. Toda a linha de shows prevista para o encerramento diário das atividades, as mesas contarão sempre com a presença real de convidados, ao lado de telões para a integração com os convidados virtuais. Ou seja: quem estiver interessado em acompanhar ao vivo as mesas da Feira, pode chegar direto na Praça da Bandeira, local onde a Feira tradicionalmente acontece. Todos serão muito bem-vindos.

Serviço:
37ªFeira do Livro de Canoas – 2021
Data prevista: 01/10 a 12/10
Formato: Híbrido
Local: Praça da Bandeira e transmissão online
Slogan: 26 letras e infinitas conexões
Tema Literário: Centenário de Josué Guimarães
Cidade Homenageada: São Jerônimo
Escritores homenageados: Diana Corso e Mário Corso
Patrona: Lilian Rocha
Curador: Luciano Alabarse

Escritório de Comunicação - PMC

[addtoany]