Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Cristiano-Junior-5676.jpg

Prefeitura inicia ações para implementação de agenda climática

O município de Canoas participa de uma rede internacional de cidades sustentáveis
O município de Canoas participa de uma rede internacional de cidades sustentáveis
Download Imagem Original

Foto: Cristiano Junior

Canoas é uma das cidades pioneiras do Rio Grande do Sul na implementação de uma agenda climática e de sustentabilidade. Junto com Porto Alegre, o município está entre os associados da Rede Global ICLEI, principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável. A inclusão de Canoas aconteceu em 2017 quando o prefeito, Luiz Carlos Busato, assinou o termo de associação.

As ações de implementação da agenda climática iniciaram na tarde desta quarta-feira (16), no auditório do Canoasprev, com a palestra “Esclarecimentos Sobre o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)”. O evento teve o objetivo de informar e sensibilizar os servidores públicos a respeito da temática. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SMMA) de Canoas.

A assessora técnica do ICLEI e especialista em inventários de emissão de gases de efeito estufa, Iris Coluna, ministrou a palestra e explicou que a associação tem a finalidade de executar projetos de sustentabilidade nos municípios e capacitar os agentes municipais para implementar a agenda climática. “A nossa missão é sensibilizar os profissionais do município para possibilitar que eles internalizem o processo de elaboração do inventário de emissão dos gases de efeito estufa, que é a primeira etapa na implementação de uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas”, explica.

O secretário do Meio Ambiente, Paulo Paim, ressalta que o processo de instalação da agenda climática possui vários passos. O primeiro, foi esse encontro informativo e o segundo passo será a capacitação para implementação do inventário, que deverá acontecer no mês de setembro. “O primeiro inventário de Canoas deverá mostrar o perfil de emissões de gases da cidade e, a partir disso, será possível elaborar estratégias de redução de emissão de gases, bem como viabilizar ações para que o município se adapte às mudanças climáticas”, esclarece. Paim ainda afirma que a Secretaria tem a responsabilidade de promover a discussão para capilarizar o assunto entre todos os setores municipais. Pois, a implementação da agenda necessita do empenho de todas as secretarias municipais.

Sobre o ICLEI

A missão do ICLEI é construir e servir o movimento mundial de governos locais para alcançar melhoras tangíveis na sustentabilidade global. Para tal, a rede oferece apoio para que as cidades desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Atuando há 25 anos, tem promovido a articulação de mais de 1.500 cidades e regiões em mais de 100 países pela agenda do desenvolvimento sustentável.

Ao associar-se ao ICLEI, Canoas se beneficia de uma série de treinamentos, execução de projetos e participação em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade. Além disso, a rede permite que os municípios troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e sejam mais efetivos nessa agenda.

Assessoria de Comunicação

[addtoany]