A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Canoas (DPHPP) foi reinaugurada na tarde desta segunda-feira (4). Localizada na Avenida Boqueirão, no bairro Marechal Rondon, a Delegacia passou por uma ampla reforma e remodelação. Três novas salas foram disponibilizadas, uma para arquivo, outra para materiais e uma sala para a equipe de investigação. Além disso, o espaço de acolhimento de familiares e testemunhas de procedimentos de suicídio foi totalmente revitalizado. A Delegacia também passou a contar com um pátio externo para treinamento dos policiais.
A Prefeitura de Canoas auxiliou com a mão de obra para pintura e com o serviço de reestruturação do pátio e colocação de pedra brita. O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, que esteve no evento representando o prefeito Jairo Jorge, afirma que a Prefeitura está sempre à disposição para auxiliar as forças de segurança. “Realizamos um trabalho integrado e de cooperação com a Polícia Civil e com a Brigada Militar, a fim de qualificar, cada vez mais, a segurança pública de Canoas. Enquanto poder público, temos uma grande responsabilidade no fomento à segurança e um papel de ser facilitadores nos processos. Trabalho extremamente importante para que a população tenha um retorno direto, com mais segurança e tranquilidade”, ressalta o delegado Emerson.
O titular da DPHPP, delegado Roberto Peternelli Neto, afirma que a reforma só foi possível graças a um esforço conjunto, utilizando poucos recursos e com a ajuda de várias pessoas. “Reformar e melhorar a Delegacia é fundamental para podermos retornar à sociedade canoense, cada vez mais, um trabalho qualificado. Mesmo com a revitalização, não deixamos de lado a operacionalidade da Delegacia e, até agora, encaminhamos mais de 135 inquéritos só de homicídios, com 70% de elucidações, um número expressivo e significativo, o que demonstra nosso compromisso com a população”, destaca Peternelli.
O evento ainda contou com a presença da Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor; da diretora do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegada Vanessa Pitrez de Aguiar Corrêa; da Juíza de Direito da Vara do Júri de Canoas, Betina Mostardeiro Mühle de Constantino; do promotor de Justiça, Rafael Solano Gonçalves; do diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), Mario Souza; do comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho; do secretário adjunto de Segurança Pública de Canoas, tenente-coronel Marcelo Pitta; entre outras autoridades.