Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/WhatsApp-Image-2021-10-06-at-13.18.42.jpeg

Estudantes de escolas municipais visitam o Delfos/PUCRS

Como parte da programação da Feira do Livro, alunos das escolas municipais de Canoas visitaram o Espaço de Documentação e Memória Cultural (DELFOS), na Biblioteca Central da PUCRS, em Porto Alegre, nos dias 04 e 05 de outubro. As crianças e jovens que participaram desse momento são vinculados ao programa “Descortine suas ideias!”, da Diretoria de Gestão, Inovação e Formação (DGIF), da Secretaria Municipal da Educação. O projeto consiste na construção de um livro, a partir do que os estudantes viram, através da sua janela, do seu ponto de vista, durante o período de isolamento social.

Uma parceria entre as secretarias da Cultura e Educação proporcionou aos alunos e professores o contato com acervos de diversos autores, como Caio Fernando Abreu, Moacyr Scliar e Mariah Dinorah Luz do Prado. Além de relíquias, puderam ver manuscritos, correspondências, discos, máquinas de escrever, livros com anotações particulares, fotos, documentos pessoais, entre outras raridades. A Rua da Cultura também foi um ponto de parada, onde os estudantes puderam ter contato com a arte do grafite.

Ao final da visita, os alunos compartilharam impressões sobre a primeira versão do livro “Da minha janela, eu vejo”, publicação da qual participaram como autores e que será lançada em dezembro.

A gestora da Escola de Formação de Professores, Ana Paula da Silva, que organiza o projeto do livro que será lançado pelos estudantes, reiterou a importância desse contato dos alunos com as obras que fazem parte de um acervo cultural importante na história. “A experiência de estar nesse espaço, rodeados de materiais que pertenceram a escritores tão importantes, e sentir-se, ao mesmo tempo, parte desse universo, foi muito bonito de ver, pois todos são pequenos autores. Pelo brilho no olhar de cada um, foi possível perceber que foi significativo para eles e para nós, professores, também”, lembrou.

Escritório de Comunicação PMC