Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Vinicius-Thormann-2.jpg

Inaugurado Centro de Atendimento Infantojuvenil no Hospital Universitário

O espaço, aberto nesta terça-feira (22), vai oferecer atendimento unificado a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos vítimas de violência
O espaço, aberto nesta terça-feira (22), vai oferecer atendimento unificado a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos vítimas de violência
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Canoas dá mais um passo rumo à excelência na saúde. Nesta terça-feira (22), foi inaugurado o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI), que prestará um serviço multiprofissional a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos vítimas de violência. No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, apenas Canoas disponibilizará o atendimento no Hospital Universitário, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP).

O CRAI oferece uma assistência unificada de proteção integral e redução de danos, que evita a revitimização da criança ou adolescente em relação ao atendimento. “O centro será responsável por coletar a informação, acolher o paciente e oferecer atendimento psicológico, assistência social, consultas pediátricas e clínicas. Além de servir como apoio ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público”, explica Bárbara Fonseca, coordenadora de Psicologia da Saúde Mental do HU.

O local, que tem capacidade para receber de 60 a 80 pacientes por mês, dependendo da demanda, conta com recepção, brinquedoteca e seis salas de atendimento. A procura pelo serviço pode ser feita através das portas de entrada de emergência do município, como UPAs, HPSC e pronto atendimento ginecológico do hospital ou por agendamento. Em 2017, no CRAI da Capital, foram atendidos 876 casos de Canoas.

O prefeito Luiz Carlos Busato destacou que o CRAI é um avanço no atendimento a este grupo de pacientes. “Antes, os casos registrados em Canoas eram encaminhados para Porto Alegre, causando um transtorno ainda maior às famílias das vítimas. A partir de agora, com o serviço qualificado que será prestado no HU, as crianças e adolescente vítimas de violência receberão todo o suporte que necessitam aqui mesmo em Canoas”.

A secretária da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, ressalta a importância do serviço. “É algo novo e que precisava ser implementado na saúde do município. O CRAI chega para somar aos cuidados que temos com a infância e adolescência, uma vez que tem aumentado o índice de violência nessa faixa etária”.

Para o superintendente regional do GAMP, Diego Bastos, o HU é um hospital que conta com toda a estrutura para oferecer o melhor serviço à população de Canoas. “Estamos nos empenhando para que o cidadão tenha uma saúde mais digna e eficaz e a nova ala do Hospital Universitário é resultado de um trabalho sério e eficiente em parceria com a Prefeitura de Canoas”, conclui Bastos.

Com informações da assessoria de imprensa do GAMP