Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/PACTO.00_02_51_02.Quadro001.jpg

Pacto pela Educação engaja escolas e famílias pela alfabetização na idade certa

Download Imagem Original

Foto: Tony Capellão

Desde abril deste ano, quando Canoas lançou o projeto Pacto pela Alfabetização, educadores, famílias e população em geral foram convidados a se engajar na responsabilidade social de alfabetizar as crianças na idade certa, para que a educação alavanque e a cidade alcance um capital humano melhor.

O Pacto tem o objetivo de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Também tem o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização, com ações articuladas de formação continuada, utilização de materiais didáticos e pedagógicos, avaliação, gestão e mobilização social.

A gestora da Unidade de Alfabetização da Diretoria de Gestão, Inovação e Formação (DGIF/SME), Mabel Luiza Leal Vieira, lembra que o Pacto Canoas pela Alfabetização é mais do que uma metodologia de ensino. “É um programa de mobilização social, a proposta é tornar Canoas uma cidade alfabetizadora, a partir de um modelo de ensino estruturado em que professores e gestores estejam articulados em rede, através de reuniões de planejamento sistemáticas, para que possamos atingir todos os estudantes”, destaca.

Para aumentar as chances das crianças avançarem em sua trajetória escolar, a Secretaria Municipal de Educação buscou referências em outras experiências positivas, exemplos em estados e municípios que tiveram êxito na gestão educacional e da alfabetização. “O programa está pautado em uma perspectiva a partir de três eixos: gestão, ensino e aprendizagem. A cada cinco lições em que o projeto é desenvolvido, é feita uma testagem para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. A partir dos resultados, é possível que possamos identificar quais serão as estratégias e as intervenções necessárias para que possamos atingir os objetivos”, reitera Mabel.

Assim como os gestores e os professores envolvem as suas comunidades, os pais foram sensibilizados a participar ativamente do programa, através dos materiais distribuídos pelas instituições de ensino. A mãe da aluna do 1º ano da EMEF Duque de Caxias, Carla Balbina de Oliveira Rosa, comemorou a adesão ao programa. “Quando a gente recebeu todos os livros e informativos foi uma grande surpresa. Fiquei muito feliz porque a gente se preocupa com o futuro das nossas crianças, e quando tu recebe uma oportunidade assim, de participar de algo tão grandioso, a gente fica bem contente”, reitera.

Carla é mãe da aluna Kathlyn Cristina de Oliveira Flach, de 7 anos, e procura sempre acompanhar o desenvolvimento das atividades. “Eu procuro sempre estar disponível para acompanhar os exercícios, as atividades da escola, dos livros. Fazemos as leituras juntas e as gravuras, tudo é incentivo para o aprendizado. Os resultados estão sendo muito positivos, a leitura dela já está bem clara e avançada, estamos muito felizes”.

O Pacto é uma proposta do Instituto Raiar, uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo atuar em parceria com o poder público, promovendo o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.

Escritório de Comunicação PMC