Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/arvore-dos-livros_gustavo-garbino-40.jpg

Aluna da EMEF Gonçalves Dias conquista primeiro lugar na Liga de Leitores da Árvore de Livros

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

“Eu gosto de entrar no universo dos livros”. Foi assim, dentro de uma plataforma de leitura digital, oferecida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, em Canoas, que a aluna Livia Dalpaz, 14 anos, ficou classificada em 1º lugar no ranking nacional de leitores da Árvore de Livros.

A estudante do 8º ano vem se destacando mensalmente. Em outubro, terminou o mês classificada como Leitora Diamante, com o 1º lugar na Liga do Fundamental no Brasil. Em novembro, se manteve na classificação como Leitora Ouro. Mas, ela ressalta que a leitura é muito mais do que uma pontuação, é um hobby que ela tem e que, com a plataforma, facilitou muito. “A ferramenta é muito prática, é um aplicativo de leitura. Eu não leio por conquista, eu leio por hobby, porque eu gosto de ler. Eu fiquei muito feliz em saber que estou conseguindo ler bastante e aprimorando esse hábito”, comemorou.

Além de ser uma ferramenta pedagógica fundamental, Lívia ressalta que a plataforma traz uma economia para a família. “Eu sempre comprava livros e, depois da plataforma, esse acesso ficou muito mais fácil, temos acesso a mais de 30 mil livros, inclusive, lançamentos, é incrível”.

A plataforma, que é uma ferramenta para leitura de livros digitais, faz parte do universo dos estudantes de Canoas desde outubro deste ano, quando a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Educação, aderiu à plataforma Árvore de Livros, destinada a alunos dos 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Com mais de 30 mil livros de, aproximadamente, 600 editoras, a biblioteca virtual vem estimulando os alunos a lerem mais e se revelou um importante instrumento para o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas.

A professora de Português da EMEF Gonçalves Dias, Júlia Braga dos Santos, também esteve no ranking dos professores que mais estimulam a leitura. Classificada no ranking nacional da plataforma como professora prata, ela ressalta que o formato digital fomentou muito mais o hábito de ler nos estudantes. “A plataforma dá uma oportunidade que muitos alunos não têm. Na nossa realidade, muitos pais precisam fazer escolhas. Geralmente, a família tem prioridades e, infelizmente, o livro não entra. Com o acesso aos livros digitais gratuitos, nós conseguimos despertar vários leitores. E foi aí que conseguimos perceber que, quando eles não leem, é porque, de fato, eles não têm como ler”, destacou.

Sobre a importância de destacar alunos na Liga de Leitores da Plataforma, a professora explica que não é simplesmente a leitura pela leitura e que dentro das aulas de língua portuguesa, conforme explica, é feito um trabalho que desperta o interesse e foge do formal, fazendo com que, de forma lúdica, eles tenham interesse em conhecer mais. “A gente sempre coloca que os adolescentes não gostam de ler, mas não é bem assim, às vezes, eles só não foram apresentados aos livros de uma maneira que eles possam despertar esse gosto pela leitura”, lembra Júlia.

A Árvore de Livros se soma à plataforma Elefante Letrado, que são bibliotecas virtuais oferecidas aos alunos de todas as séries da rede municipal de ensino. O projeto é promovido pela Diretoria de Gestão, Inovação e Formação da Secretaria Municipal de Educação (DGIF/SME), intitulado LEIA +, que objetiva promover o acesso à leitura, incentivar a leitura literária e oportunizar o contato com a leitura em diferentes suportes materiais, em especial, no meio digital.

Escritório de Comunicação PMC