“Eu gosto de entrar no universo dos livros”. Foi assim, dentro de uma plataforma de leitura digital, oferecida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, em Canoas, que a aluna Livia Dalpaz, 14 anos, ficou classificada em 1º lugar no ranking nacional de leitores da Árvore de Livros.
A estudante do 8º ano vem se destacando mensalmente. Em outubro, terminou o mês classificada como Leitora Diamante, com o 1º lugar na Liga do Fundamental no Brasil. Em novembro, se manteve na classificação como Leitora Ouro. Mas, ela ressalta que a leitura é muito mais do que uma pontuação, é um hobby que ela tem e que, com a plataforma, facilitou muito. “A ferramenta é muito prática, é um aplicativo de leitura. Eu não leio por conquista, eu leio por hobby, porque eu gosto de ler. Eu fiquei muito feliz em saber que estou conseguindo ler bastante e aprimorando esse hábito”, comemorou.
Além de ser uma ferramenta pedagógica fundamental, Lívia ressalta que a plataforma traz uma economia para a família. “Eu sempre comprava livros e, depois da plataforma, esse acesso ficou muito mais fácil, temos acesso a mais de 30 mil livros, inclusive, lançamentos, é incrível”.
A plataforma, que é uma ferramenta para leitura de livros digitais, faz parte do universo dos estudantes de Canoas desde outubro deste ano, quando a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Educação, aderiu à plataforma Árvore de Livros, destinada a alunos dos 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Com mais de 30 mil livros de, aproximadamente, 600 editoras, a biblioteca virtual vem estimulando os alunos a lerem mais e se revelou um importante instrumento para o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas.
A professora de Português da EMEF Gonçalves Dias, Júlia Braga dos Santos, também esteve no ranking dos professores que mais estimulam a leitura. Classificada no ranking nacional da plataforma como professora prata, ela ressalta que o formato digital fomentou muito mais o hábito de ler nos estudantes. “A plataforma dá uma oportunidade que muitos alunos não têm. Na nossa realidade, muitos pais precisam fazer escolhas. Geralmente, a família tem prioridades e, infelizmente, o livro não entra. Com o acesso aos livros digitais gratuitos, nós conseguimos despertar vários leitores. E foi aí que conseguimos perceber que, quando eles não leem, é porque, de fato, eles não têm como ler”, destacou.
Sobre a importância de destacar alunos na Liga de Leitores da Plataforma, a professora explica que não é simplesmente a leitura pela leitura e que dentro das aulas de língua portuguesa, conforme explica, é feito um trabalho que desperta o interesse e foge do formal, fazendo com que, de forma lúdica, eles tenham interesse em conhecer mais. “A gente sempre coloca que os adolescentes não gostam de ler, mas não é bem assim, às vezes, eles só não foram apresentados aos livros de uma maneira que eles possam despertar esse gosto pela leitura”, lembra Júlia.
A Árvore de Livros se soma à plataforma Elefante Letrado, que são bibliotecas virtuais oferecidas aos alunos de todas as séries da rede municipal de ensino. O projeto é promovido pela Diretoria de Gestão, Inovação e Formação da Secretaria Municipal de Educação (DGIF/SME), intitulado LEIA +, que objetiva promover o acesso à leitura, incentivar a leitura literária e oportunizar o contato com a leitura em diferentes suportes materiais, em especial, no meio digital.