Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/CASTRAÇÃO_DE_PETS_NA_SEDA_Guilherme_Pereira-10.jpg

Prefeitura de Canoas atinge marca de 3 mil animais castrados em um ano

A medida visa controlar o crescimento da população de cães e gatos na cidade, evitando casos de abandono e maus-tratos.
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira - PMC

A Prefeitura de Canoas atingiu, nesta quinta-feira (20), a marca de 3 mil animais castrados desde janeiro de 2021. A medida visa controlar o crescimento da população de cães e gatos na cidade, evitando casos de abandono e maus-tratos. Para cumprir o objetivo, a Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) conta com o Programa Municipal de Esterilização de Animais, que oferece as cirurgias, de forma gratuita, para animais de famílias em vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Os procedimentos também são feitos em animais de rua e comunitários.

De acordo com a secretária adjunta dos Direitos dos Animais (SEDA), Fabiane Tomazi Borba, a missão da secretaria é evitar qualquer tipo de maus-tratos aos animais. “É uma situação que se agrava com a reprodução descontrolada. Por isso, a criação do Programa Municipal de Esterilizações foi uma das metas dos 100 dias de governo. Os canoenses precisam se conscientizar que castrar o seu animal é um ato de cuidado”, destacou.

Segundo a SEDA, a castração só oferece benefícios, uma vez que evita o surgimento de câncer e outras doenças, além de ser um procedimento que não causa sofrimento aos animais, inclusive no pós-operatório, devido a um protocolo anestésico moderno. As cirurgias são realizadas na sede da SEDA, na Avenida Boqueirão, 1.986, no Bairro Igara, mediante agendamento.

Conheça os projetos de castração oferecidos pela Prefeitura:

Castração tá ON
Para este projeto, as inscrições são abertas a cada três meses, no site da Prefeitura. A iniciativa beneficia caninos e felinos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda de até 3 salários-mínimos, que residem em Canoas.

Protetor Legal
Projeto destinado para castrações de animais de rua, que estejam sob cuidados de protetores cadastrados pela SEDA. O cadastro é realizado anualmente, e os credenciados também ganham atendimento veterinário para os animais que resgatam.

Prefeitura Castra
Vagas disponibilizadas para quem agendar atendimento durante o projeto Prefeitura na Rua, realizado aos sábados em um bairro diferente por semana. A iniciativa beneficia caninos e felinos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda de até 3 salários-mínimos, que residem em Canoas.

Bem-Estar Animal
Vagas destinadas a animais vítimas de maus-tratos, comunitários, que estejam sob os cuidados de pessoas em situação de rua ou por pessoas com transtorno de acumulação de animais. O projeto beneficia os casos mapeados pela SEDA.

Mitos e as Verdades sobre a esterilização, conforme a SEDA:

MITOS
1- Castração é algo doloroso?
Não, porque antes do procedimento cirúrgico, ele irá receber uma anestesia e não sentirá dor durante o a castração.

2- O cachorro fica mais agressivo quando é castrado?
Pelo contrário, a castração evita que o cachorro tenha comportamentos violentos e agressivos, que, muitas vezes, acontecem pela necessidade de acasalar ou por instinto territorial. Alguns machos melhoram muito o comportamento depois que são cadastrados.

3- O animal esterilizado engordará?
Não. O que engordará seu cão e seu gato é a falta de atividade física e o excesso de alimentação.

VERDADES
1- A esterilização prolonga a vida do animal?
Ela diminui os problemas de saúde, como câncer de testículo, mama e útero, evita o contágio de outras doenças como a imunodeficiência, leucemia, também impede o cio e a gravidez psicológica.

2- A esterilização é uma forma de prevenir o abandono?
Quanto menos animais nascerem, menos animais estarão sujeitos ao abandono e, de forma gradual, não teremos mais animais nas ruas.

3- Diminui a incidência de brigas?
Quanto menos animais perambulando nas ruas, menor o risco de ocorrerem disputa pelo território, que causam lesões e a até morte do animal.

Escritório de Comunicação - PMC