Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/potrinho-sebea_gustavo-garbino-22.jpg

Guerreiro recebe cuidados para conseguir se locomover

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

 

Um potrinho com pouco mais de dois meses recebe cuidados na sede da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Avenida Boqueirão, 1985, Bairro Igara). Abandonado em via pública, no Bairro Harmonia, o animalzinho foi recolhido por uma moradora que pediu auxílio para a Prefeitura de Canoas. Desde 8 de fevereiro, veterinários, estagiários e equipe técnica cuidam da recuperação do Guerreiro. O filhote de cavalo chegou sem conseguir ficar em pé e movimentar os membros posteriores.

“Ele chegou aqui muito fraco por ter sido separado da sua mãe. Desde então, recebeu soro, suporte energético, alimentação adequada, fluido terapia, acupuntura e fisioterapia”, explica a diretora de Proteção Animal, Kátia Lima. A veterinária informa que, na próxima semana, o potro deve receber a técnica de ozonioterapia, uma forma de medicina alternativa para aumentar a quantidade de oxigenação tecidual  introduzindo ozônio. “Ainda estamos investigando o caso dele. Não descartamos algum problema neurológico”, diz Kátia.

A estagiária Tainara Harth, 26 anos, também acompanha de perto a recuperação de Guerreiro. “Ele está começando a responder e se alimenta bem. No momento, ele já consegue se manter de pé (em estação/balanço) e recebe auxílio para se locomover”, destaca a estudante de veterinária.

“Amo animais. Estava caminhando quando vi o potrinho abandonado na rua. Na hora quis resgatar. Não ia deixar ele passar a noite ali para morrer. Dias depois pedi ajuda para a Prefeitura e o atendimento do Bem-Estar Animal está sendo maravilhoso”, contou a manicure, Neiva Brito, 40 anos. Ela encontrou o filhote de cavalo com poucos dias de vida numa rua deserta do Bairro Harmonia. Conforme o secretário Especial de Bem-Estar Animal, Gabriel Gonçalves, após a recuperação do animal, será feita uma avaliação para ver a possibilidade de doar o Guerreiro para a moradora que o resgatou e tem um sítio em Nova Santa Rita.

 

 

Escritório de Comunicação - PMC