Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/entrega-camaras-frias_gustavo-garbino-41.jpg

Canoas recebe câmaras frias para conservação de vacinas e medicamentos

O município de Canoas recebeu quatro câmaras frias para serem utilizadas no armazenamento de vacinas e medicamentos, além de um computador. Os equipamentos foram entregues pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ao prefeito Jairo Jorge e ao presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) e secretário de Canoas, Maicon Lemos, em solenidade que aconteceu nesta sexta-feira (25), em Porto Alegre. Os freezers serão destinados para as unidades de saúde nos bairros Rio Branco, Mathias Velho e Mato Grande.

Nestes locais, os equipamentos ampliarão a rede de refrigeradores já existente e que é fundamental para a conservação de vacinas e outras medicações, que devem ser guardadas em baixas temperaturas.

Representando os gestores municipais, o prefeito Jairo Jorge agradeceu os esforços e as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para trazer, de maneira mais efetiva possível, a vacinação da Covid-19, tão logo os imunizantes começaram a chegar no País, em 2021. Destacou que o avanço da ciência, do conhecimento e da consciência da população sobre a importância das vacinas foi fundamental para erradicar várias doenças e está sendo, também, para acabar com a pandemia da Covid. “Todos nós sonhamos e acreditamos na vacina Covid. E hoje, muitos municípios estão chegando perto dos 100% da população vacinada, graças ao trabalho do governo estadual. Esses indicadores são resultados desta parceria da União, estados, municípios e da confiança da sociedade em todo este trabalho realizado.”

O secretário da Saúde de Canoas, Maicon Lemos, destacou que as câmaras frias estão além do acondicionamento adequado de vacinas e medicamentos. “Por trás disso, há uma política estadual que está sendo qualificada, que é a política de imunização. O Rio Grande do Sul tem dado esse exemplo, através de ações práticas, como a entrega de infraestrutura, tecnologia e apoio técnico para que a saúde se desenvolva”. Lembrou ainda que muitos municípios do Estado não tinham nenhuma câmara fria quando a pandemia iniciou e foram beneficiados através dos projetos do governo estadual.

Escritório de Comunicação - PMC