Nesta quinta-feira (7), foi inaugurado o novo Ecoponto do Bairro Niterói. Localizado na Rua Paulo Fonteles, no Bairro Niterói, a estrutura de 900 m² vai receber, de forma gratuita, resíduos de pequenos geradores que não são recolhidos na coleta domiciliar regular de lixo seco e orgânico. Qualquer pessoa pode depositar o material nos ecopontos, sem custo e sem necessidade de cadastro prévio, basta informar o nome e o contato na portaria.
A expectativa é que o novo Ecoponto receba mensalmente cerca de 900 m³ de resíduos (equivalente a 900.000 litros) que, muitas vezes, são descartados irregularmente pela cidade, causando uma série de problemas. O limite de resíduos é de 2 m³ por dia por pessoa (aproximadamente uma caçamba de caminhonete). O local irá receber caliças, resto de obras, madeiras, vidros, materiais mistos, entre outros.
O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, ressaltou a importância da obra, que além de auxiliar a população, também irá promover melhorias na cidade. “Este espaço irá facilitar a vida dos moradores que realizam o descarte correto e promover mais cuidados com a cidade, para que fique mais limpa, bonita e melhore a circulação urbana”, ressaltou.
De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, Alessandra Ramalho, a obra é uma iniciativa que visa conscientizar e incentivar a população a realizar o descarte correto. “Em conjunto com outras Secretarias, nós estamos trabalhando incansavelmente no combate ao descarte irregular. Agora, este novo Ecoponto irá facilitar a população para que faça o descarte correto dos resíduos”, destacou.
A moradora do Bairro, Nair Marques, 85 anos, comemorou a inauguração do espaço. “Essa obra aqui vai ser uma maravilha, o que tinha de lixo que ficava circulando aqui na volta, de gente que largava na rua mesmo. Agora tem esse espaço bem grande pra fazer o descarte, então não tem mais desculpa pra ficar jogando as coisas na rua”, comentou.
O que pode ser levado
Entulhos de obras, pneus, móveis velhos e restos de poda – desde que tenham sido autorizados pela Prefeitura
Sucatas – de cobre, ferro e arame
Eletroeletrônicos – geladeiras, TVs, microondas, fogões, rádios, computadores, impressoras e celulares
Óleo de cozinha – devidamente acondicionados em garrafas pet bem fechadas
Vidros – embalagens de vidro em geral (garrafas, copos, frascos de remédio vazios)
Metais, alumínios e aço – panelas, torneiras, latas de refrigerante e cerveja (livres de resíduos contaminantes e tóxicos), ferragens, chapas, cobre, embalagens de marmitex (sem resíduos orgânicos) e enlatados
Embalagens de Tetra Pack – embalagens de leite, suco e iogurte
Embalagens de isopor – sem resíduos orgânicos (bandejas de carne e frios)
Plásticos em geral – copos, garrafas, sacos/sacolas, embalagens pet (refrigerante, óleo,vinagre), canos e tubos de pvc, e embalagens de produtos de limpeza
Papel e papelão – jornais e revistas, listas telefônicas, folhas de caderno, formulários de computador, aparas de papel, cartolinas e papel cartão, rascunhos. Importante: os papéis não devem ser amassados nem molhados
O que não pode
Amianto
Animais mortos
Gesso
Lã de vidro
Lâmpadas de LED ou fluorescente
Tintas e solventes
Impermeabilizantes
Graxas
Óleos e lubrificantes
Lixo radioativo
Pilhas e baterias
Resíduos de instalações sanitárias
Resíduos de saúde
Endereços dos Ecopontos
De segunda a domingo, das 8h às 18h
Ecoponto Espumoso
Rua Espumoso, nº 315 – Bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco
Rua Hermes da Fonseca, nº 1770 – Bairro Rio Branco
Ecoponto Esperança
Rua Esperança, Quadra Q, nº 19 – Bairro Guajuviras
Ecoponto Nazário
Av. do Nazário – Estrada do Aterro Sanitário – Bairro Guajuviras
Ecoponto Niterói
Rua Paulo Fonteles, Bairro Niterói
Para mais informações sobre o funcionamento dos Ecopontos e o que pode ou não ser descartado, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.