Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/SENSIBILIZACAO-METODO-CANGURU.jpg

Agentes recebem capacitação sobre atenção humanizada ao recém-nascido

Sensibilização do método Canguru e cuidados essenciais foi voltada para funcionários da saúde
Sensibilização do método Canguru e cuidados essenciais foi voltada para funcionários da saúde
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas promoveu, nesta sexta-feira (8), curso de sensibilização do método Canguru e cuidados essenciais ao recém-nascido. A ação foi voltada para os profissionais da saúde que atendem em unidades básicas do município. O evento reuniu dezenas de pessoas no auditório Sady Schivitz.

O método Canguru constrói uma linha de cuidado que vai desde o pré-natal, realizado na Unidade Básica de Saúde, acompanha o recém-nascido, já na unidade hospitalar após o nascimento, e segue no domicílio. Esta técnica é a forma mais adequada de atenção, de acordo com órgãos de saúde pública, para recém-nascidos prematuros e de baixo peso. A sua prática contribui, de certa forma, para a redução da morbimortalidade infantil e, por isso, a aplicação correta é tão importante na construção das políticas públicas de saúde.

Dentro dessa realidade, o agente de saúde, público-alvo da capacitação, é um dos principais atores na aplicação do método, já que estão na ponta da linha das ações. Assim, é necessário que esse profissional esteja qualificado para oferecer ao bebê e à sua família cuidados e orientações frente às necessidades que poderão surgir a partir de sua ida para casa e, além disso, o agente pode fortalecer e estimular o vínculo dessa família com a Unidade Básica de Saúde.

Método Canguru

A iniciativa, que integra a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de baixo peso, busca melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e sua família, promovendo, a partir de uma abordagem humanizada e segura, o contato pele a pele, entre a mãe/pai e o bebê, de forma gradual e progressiva, favorecendo vínculo afetivo, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê.

O método traz como vantagem a redução do tempo de separação entre a criança e a família, já que ele não estará dentro de incubadoras ou berço aquecidos, melhora o desenvolvimento, estimula o aleitamento materno, favorece o controle térmico adequado do recém-nascido, reduz risco de infecções, reduz estresse e dor e favorece o vínculo mãe-bebê-família.

Assessoria de Comunicação