Para refletir e capacitar professores e gestores sobre os caminhos e os impactos da pandemia na educação infantil de Canoas, tem início nesta quarta-feira (24), o IX Congresso Estadual da Educação Infantil. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação, acontece no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas e se estende até a manhã de sábado (27).
A capacitação reúne educadores da rede municipal e escolas de Educação Infantil credenciadas. Durante o Congresso, serão abordados os principais impactos da pandemia ao desenvolvimento, educação e cuidado das crianças, além de celebrar a parceria do município com a iniciativa Urban 95, que vem buscando alternativas para privilegiar a participação e a excelência no atendimento das crianças canoenses de 0 a 6 anos, com políticas públicas direcionadas à primeira infância.
A secretária da Educação, Beth Colombo, destaca a importância desse momento de formação para os profissionais que são os pilares e os alicerces do início da vida escolar. “É nosso papel ensinar brincando e respeitando o tempo de cada criança e estimulando para que os níveis de aprendizados adquiridos nesta fase sirvam de alicerce para o conhecimento que ela vai adquirir durante toda a vida”, enfatizou.
Em sua IX edição, o foco do Congresso será “Infância e Território” e contará com a palestra da integrante do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Maria Isabel Amando de Barros, com o tema “Desemparedamento da Infância”.
Nas últimas duas edições, o Congresso precisou se reinventar e aderir ao modelo à distância em razão da pandemia. Este ano, a programação foi ampliada e terá dois dias para sessões de comunicação oral e de resumos expandidos, com ações intersetoriais e proposições lúdicas construídas a partir da parceria com a Urban 95.
Sobre o Congresso da Educação Infantil
O Congresso da Educação Infantil é realizado desde 2014. O evento faz parte das ações da Semana Nacional da Educação Infantil que acontece todos os anos no final de agosto. A cada ano, uma temática é elencada para ser apresentada e discutida junto aos profissionais da rede municipal infantil. São realizados eventos culturais, exposições de produções expressivas das crianças, apresentação dos trabalhos de docentes e oficinas pedagógicas.
Palestrante Maria Isabel Amando de Barros
Reconhecida nacionalmente, Maria Isabel vem privilegiando, desde 2008 em sua atuação, a relação entre a criança e a natureza, com ênfase na infância contemporânea e o papel da natureza no desenvolvimento integral das crianças.