‘Tempo de Cuidar’, programa de prevenção à violência escolar e promoção de bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes da rede pública de Canoas, recebeu Menção Honrosa do Ministério Público do Rio Grande do Sul, na manhã dessa sexta-feira (21). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as secretarias de Segurança Pública e Saúde.
Um dos objetivos é atuar na busca e permanência na escola dos alunos da educação infantil e fundamental. As ações desenvolvidas focam na prevenção da violência escolar, apontada como uma das causas da evasão, abandono e baixo rendimento dos estudantes.
A união de forças entre escolas e famílias para construir ações que busquem o bem-estar de crianças e adolescentes já trouxe resultados positivos. Com a execução do programa, desde o ano de 2021, mais de 800 crianças e adolescentes retornaram para a sala de aula. Porém, mantê-los, continua sendo um dos grandes desafios.
Desde a implementação já foram realizadas atividades com mais de 1.500 estudantes do ensino fundamental, entre elas, palestras e rodas de conversa com temas como prevenção da violência, habilidades socioemocionais e práticas com base nos círculos restaurativos. Além disso, foi realizada a primeira formação com diretores, vice-diretores e orientadores educacionais, totalizando mais de 100 profissionais capacitados.
Conforme a Doutora em Educação e uma das coordenadoras do programa, Grazielli Fernandes, a ideia surgiu da necessidade da própria rede de ensino no período pós-pandemia. “Nós percebemos que houve um aumento nos casos de violência escolar e problemas relacionados à saúde mental dos alunos. Então, resolvemos oferecer um programa para a prevenção da violência escolar e promoção de bons tratos e cuidados de crianças e adolescentes”, relata. Ela também destaca que algumas das ações são como uma roda de conversa. “Eles contam sobre suas vivências diárias, angústias e relação entre os colegas. A partir destas falas, nós os instigamos a repensarem suas práticas e ações dentro e fora da sala de aula”.
Para a secretária adjunta de Educação, Cinara Portela, essa busca por integrar o aluno dentro do contexto escolar, com acolhimento, um olhar diferenciado e encaminhamento para as redes de apoio é essencial para evitar que os alunos desistam de ir para a escola. “O Tempo de Cuidar não trabalha só o estudante, mas também a família, a comunidade escolar e faz uma rede de construção para que o aluno esteja presente na escola. Essa rede tem como lema Nenhum aluno fica para trás, todos são importantes“, destaca.
Sobre a Menção Honrosa
Segundo Grazielli Fernandes, a recepção positiva não foi só nas escolas de Canoas. Para ela, o reconhecimento do Ministério Público do Rio Grande do Sul demonstra que unir educação e acolhimento é a base para a construção humanizada e solidez da educação. “Nós ficamos muito felizes porque o programa está no início e já recebeu essa menção honrosa. Isso é um bom indício de que a nossa prática está no caminho certo e será ainda mais exitosa ao longo dos anos”.
Além das ações do programa, foi criado o site ‘Tempo de Cuidar’. Nele, são disponibilizados materiais de apoio às escolas, famílias e estudantes, além de formações online.