Iniciou nesta sexta-feira (18), a 2ª fase para solicitação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para pessoas que foram prejudicadas pelo temporal que devastou a cidade, em agosto deste ano. O processo de cadastro é feito através do site canoas.rs.gov.br/temporalcanoasfgts, ou diretamente em uma das cinco Subprefeituras da cidade. Na priemira fase, 1.236 pessoas se inscreveram para sacar o fundo.
Após o preenchimento do formulário, a Defesa Civil de Canoas fará a devida conferência dos dados. Com a aprovação, os requerentes deverão fazer o cadastro no site da Caixa Econômica Federal (CEF), que, por fim, vai liberar o saque do FGTS. Os beneficiados terão 20 dias úteis para sacar o valor pelo aplicativo da Caixa ou diretamente em uma das agências da Caixa.
O valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada na data da solicitação, limitado à quantia de R$ 6.220. A única restrição que impede a retirada do FGTS é ter sido realizada alguma movimentação nos últimos 12 meses para a mesma finalidade.
O secretário Adjunto da Defesa Civil, Igor Souza, explica que o saque do FGTS é um direito dos munícipes, que pode ser utilizado em poucas ocasiões, nas quais se encaixam a reforma das moradias em casos de desastres naturais. “Além de ajudar as famílias, o valor do benefício traz um giro econômico para o Município, já que as pessoas estão adquirindo materiais em comércios de nossa cidade”. Observa ainda que, desde o temporal, muitas pessoas reconstruíram suas casas. Algumas tiraram o orçamento de outras fontes e agora, terão com o saque, uma nova alternativa para se restabelecer.
Subprefeitura Centro
Rua Euclides da Cunha, 280, Centro
Subprefeitura Nordeste
Av. Boqueirão, 3166 (térreo), bairro Estância Velha
Subprefeitura Noroeste
Rua Candelária, 441, Mathias Velho
Subprefeitura Sudeste
Marechal Rondon, 100, Niterói
Subprefeitura Sudoeste
Rua Edgar Fritz Muller, 430, Rio Branco