O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente de proprietários de imóveis em zonas urbanas.
Ele é fundamental para o desenvolvimento da cidade. A partir destes recursos, são realizados investimentos em obras, limpeza, segurança, saúde, educação, transportes e em muitas outras.
Ao pagar o IPTU em dia, você está contribuindo para o desenvolvimento de Canoas.
Os recursos arrecadados com o IPTU viabilizam obras de infraestrutura urbana e qualifica serviços oferecidos à população. Destaque para a execução da Perimetral Oeste, considerada a principal obra de mobilidade urbana realizada pela Prefeitura.
Pensando no bem-estar dos canoenses, uma força-tarefa retirou mais de 82 mil toneladas de lixos das ruas. Muitas vias e locais públicos também estão saindo do escuro com os trabalhos de substituição de pontos de iluminação.
As áreas de educação e saúde concentram a maior parte dos investimentos. Receberam qualificação, 212 professores para o início do ano letivo e 67 escolas passaram por reformas. Na saúde, além do cuidado especial com os serviços, a construção do Centro de Atenção à Saúde da Criança promete fazer a diferença na vida de muitas famílias.
Pagamento parcelado
O contribuinte de Canoas tem a possibilidade de quitar o IPTU de modo parcelado. O imposto pode ser pago em até oito vezes, com a primeira parcela para o dia 10 de fevereiro e o último vencimento em 10 de setembro de 2023. A opção à vista com desconto não está mais disponível.
O parcelamento não tem juros, mas é obrigatório que o contribuinte faça a adesão até o dia 10 de fevereiro.
Quem está inadimplente deve procurar a Secretaria da Fazenda e verificar as opções disponíveis para a regularização.
Parcelamento
Pode ser feito em oito vezes, sendo a primeira com vencimento em 10 de fevereiro e a última, no dia 10 de setembro de 2023.
IPTU de 2022 pendente
O contribuinte que possui pendências referentes ao imposto de 2022, se quitar a dívida de uma única vez, até o dia 31 de dezembro de 2022, terá isenção da multa e desconto de 20% nos juros. Os demais débitos dos anos anteriores, inscritos em dívida ativa, serão cobrados, encaminhados para protesto e execução judicial.
Passo a passo como emitir guia IPTU
1. Clique no botão da guia desejada
2. No campo, Inscrição/CMC, coloque o número de seu Cadastro Imobiliário
3. No campo CPF/CNPJ: coloque o número do CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro imobiliário (somente os números). Clique em próximo
4. Na tela seguinte, clique na lupa ao lado da Referência: IPTU / 2023
5. Clique no ícone da impressora, ao lado da cota única
6. Será disponibilizada a imagem do boleto
7. Você poderá imprimi-lo ou salvá-lo, como desejar
Outras orientações
1. Se estiver acessando pelo celular, utilize a tela na posição horizontal
2. O cadastro imobiliário é informado na capa do carnê do IPTU (vide carnês anteriores)
3. O CPF/CNPJ é informado ao lado dos dados do pagador (veja no carnê anterior, nos boletos da cota única ou parcela do mês)
4. Se ao clicar no ícone de impressora para emissão da DAM, o sistema não apresentar o boleto (DAM) em uma nova página, verifique se o navegador está com o bloqueio de POP-UP ativado. Se estiver bloqueado, desative ou acesse o tutorial para desbloqueio de POP-UP