Na manhã desta sexta-feira (09), equipes do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), órgão vinculado ao Procon de Canoas, realizaram a última capacitação financeira de 2022, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói. Desde junho deste ano, mais de 1.681 estudantes do 9º ano da rede pública do município tiveram aulas sobre dinheiro e educação financeira.
Através de exemplos e jogos, 45 escolas de Canoas participaram de oficinas lúdicas para a introdução de conceitos de cidadania, planejamento, economia, poupança, investimento e cooperação. Nos jogos realizados, os alunos exercitam o pensamento para tentar equilibrar necessidades e desejos com os recursos disponíveis.
Conforme o coordenador Equipe de Educação do NAS, Jorge Marcelo Wohlgemuth, a abordagem feita nas escolas através dos jogos é sobre o dinheiro como elemento presente na vida de todas as pessoas e que também proporciona qualidade de vida. “É através da relação com o dinheiro que fazemos escolhas para a nossa vida. Pessoas que conseguem administrar bem o seu dinheiro tem mais escolhas, pessoas que administram mal, tem menos escolhas. Um exemplo que eu uso é sobre a alimentação: as pessoas que administram bem o seu dinheiro tem mais opções, podem escolher entre comer uma pizza, churrasco, etc. Já as pessoas que não sabem se relacionar com o dinheiro têm menos opções. Existem inclusive pessoas que só conseguem se alimentar com a ajuda de outras pessoas e isso faz com que a qualidade de vida, a dignidade dessas pessoas caiam muito”.
Na atividade realizada nesta manhã, os estudantes foram divididos em equipes para discutirem e planejarem os gastos a longo prazo. As rendas escolhidas para a realização da atividade foram definidas a partir de indicadores do IBGE e, a partir da distribuição da renda, as equipes teriam que tomar decisões financeiras que suprissem as necessidades básicas em sete categorias: alimentação, moradia, saúde, educação, transporte, lazer e vestuário. O objetivo era trabalhar as noções de desejo e necessidade, além de introduzir os conceitos de orçamento, planejamento financeiro e consumo consciente. Gabriele de Oliveira Pinto, 15 anos, disse que achou a experiência “bem divertida” porque ela e os colegas puderam aprender com os exemplos trazidos e vivenciados. “Em casa a gente já vive essa experiência toda hora, de ter ou não ter dinheiro, separando e anotando em caderninho o dinheiro usado e o dinheiro que sobra, então reforçar isso na sala de aula é muito importante”, comenta.
O professor de geografia na EMEF Santos Dumont, Naro Cícero Pereira Ramos, destaca que o programa complementa um pouco do que já é trabalhado em aula. “Essa proposta do Procon é bastante interessante porque traz pessoas técnicas e com conhecimento e, essa integração mostra para os alunos que existem esses órgãos e complementa o que tentamos explicar em algumas disciplinas”.
A diretora de Apoio Pedagógico da Secretaria da Educação, Gisele Bervig Martins ressalta a importância de aprender sobre organização financeira desde cedo. “Quando a gente estudava não tínhamos isso no currículo, é encantador poder oferecer esse conhecimento aos nossos alunos. Discutir um assunto tão importante com os colegas e técnicos dá a possibilidade de também levar para a casa um entendimento prático e eficiente.”
A capacitação financeira foi realizada nas EMEFs Nancy Pansera, David Canabarro, Coronel Francisco Pinto Bandeira, General Neto, Leonel de Moura Brizola, Rondônia, Tancredo de Almeida Neves, General Osório, Farroupilha, Jacob Longoni, Monteiro Lobato, João Palma da Silva, Barão de Mauá, Edgar Fontoura, Assis Brasil, Doutor Nelson Paim Terra, Paulo Freire, Duque de Caxias, Sete de Setembro, Cívico Militar, Irmão Pedro, Ceará, Guajuviras, Paulo VI, Rui Cirne Lima, Arthur Pereira de Vargas, Max Adolfo Oderich, Arthur Oscar Jochims, Ildo Meneghetti, Gonçalves Dias, Pernambuco, Theodoro Bogen, Castelo Branco, Erna Würth, Professor Tiago Würth, João Palma da Silva, Odette Yolanda Oliveira Freitas, Rio de Janeiro, Ministro Rubem C Ludwig, Carlos Drummond de Andrade, Walter Peracchi de Barcellos, Rio Grande do Sul, João Paulo I e Santos Dumont.
Núcleo de Apoio ao Superendividado
O NAS é formado por duas equipes, Equipe Acolhimento e Equipe Educação. A Equipe Educação atua na prevenção e educação por meio de atividades nas escolas e comunidades e tem como objetivos específicos promover campanhas educativas visando à obtenção de crédito de modo consciente e responsável na rede de ensino pública e nas comunidades.
Os consumidores interessados em buscar o serviço podem se dirigir ao Procon de Canoas e aos Centros de Acessos aos Direitos (CAD), localizados nos bairros Guajuviras, Mathias Velho e Niterói. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, por ordem de chegada.
PROCON Canoas
Rua General Salustiano, 142 – bairro Marechal Rondon
E-mail: nasprocon@canoas.rs.gov.br
Telefone: (51) 3236-2052
Centro de Acessos aos Direitos (CAD) Guajuviras
Rua 17 de Abril, 1190 – bairro Guajuviras
Centro de Acessos aos Direitos (CAD) Mathias Velho
Rua Santa Catarina, 3420 (esquina com Cruz Alta) – bairro Mathias Velho
Centro de Acessos aos Direitos (CAD) Niterói
Rua Barão do Rio Branco, 91 (esquina com a Rua Tamoio) – bairro Niterói