Buscando garantir a imunização e poder aproveitar com segurança as festas de final de ano, 420 canoenses se vacinaram neste sábado (17). Este foi o terceiro sábado consecutivo com vacinação em oito Unidades de Saúde do município. Do total de vacinados, foram 346 adolescentes ou adultos e 74 crianças.
Os adultos se imunizaram na Central de Vacinas, na Estação da Trensurb e nas unidades de saúde Mathias Velho, Mato Grande, Estância Velha, Guajuviras, Rio Branco e Niterói. As crianças receberam suas doses na unidade de saúde Santa Isabel, no Centro da cidade, após agendamento ao longo desta semana.
Veridiana Silva de Camargo não via a hora de levar o filho, Emanuel de Camargo, de 1 ano e cinco meses, para se vacinar. “Como ele tem uma comordidade, nós tínhamos muito medo de ele acabar ficando hospitalizado. Assim que soube dessa oportunidade de vacinar os bebês, não via a hora de poder imunizá-lo”.
Vacinação segue na semana que vem
Na Central de Vacinas, na Estação da Trensurb Canoas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábado, das 9h ao meio-dia, doses são aplicadas contra a Covid-19. Nas unidades de saúde Mathias Velho, Guajuviras, União, Concoban, Rio Branco e Niterói, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Covid Baby
A vacinação para crianças com menos de três anos com comorbidades é realizada somente aos sábados, mediante agendamento prévio, feito diretamente na unidade de saúde Santa Isabel, na Rua Frei Orlando, 141, Centro, ou pelo telefone (51) 3236-1659.
A moradora Gabriela Freitas levou o filho, Gael Cardoso, de pouco mais de dois anos para se imunizar e reforçou a importância da vacinação. “Eu não via a hora dele poder se imunizar e ficar protegido contra o vírus. É muito bom saber que agora ele está protegido, com uma vacina segura e aprovada”.
A Covid Baby, como está popularmente sendo chamada, é da fabricante Pfizer-BioNTech e está autorizada pelos órgãos internacionais e nacionais de saúde, dentre eles, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O esquema de vacinação é composto de três doses. As duas iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose, aplicada, pelo menos, oito semanas após a segunda dose.
Confira lista das comorbidades:
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
– Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de Down
– Cirrose hepática