Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/Vinicius-Thormann-2-1.jpg

Curso de pão artesanal visa fomentar o empreendedorismo

31 alunos estão participando de aulas teóricas e práticas. A formatura da turma será no dia 31 de julho.
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, o desenvolvimento profissional e dar formação gratuita para pessoas que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho, a Prefeitura de Canoas, em parceria com o Movimento Ação por Canoas (MACA), está realizando o curso de pão artesanal, que conta com 31 alunos. A formatura da turma será no dia 31 de julho.

O curso tem duração de 10 dias, com carga horária de 40 horas, e está dividido em dois módulos. O primeiro, ministrado pela professora Carolina Rosa, durou três dias e abordou questões sobre higiene e manipulação de alimentos. A segunda fase conta com aulas práticas que ensinam métodos de fermentação, a função dos ingredientes, o processo de cocção e dicas de congelamento e comercialização, ministrado pelo chefe de cozinha e instrutor gastronômico Jarbas Ramos da Silva. “Nas aulas práticas, os alunos aprenderão a base para a produção de diferentes tipos de pães, como, por exemplo, pão de centeio, pão de queijo, baguete e cuca. Ao todo, vou ensinar a receita de 10 tipos de pães”, ressalta o professor.

A presidente do MACA, Cleri Moro, afirma que, com essa capacitação, os alunos poderão comercializar produtos de forte apelo de venda sem necessitar de grandes investimentos e equipamentos. Cleri ainda fala sobre o diferencial desta capacitação, que foi aberta para jovens: “sentimos a necessidade de ampliar o programa de cursos para inserir jovens a partir dos 16 anos, assim, montamos esse curso de pães artesanais, visando, também, a capacitação da juventude e a criação de estratégias para inserir esse público no mercado de trabalho”.

Sem experiência em panificação e com muita vontade de aprender, Teresinha Maria Silveira, que está desempregada, comemora a oportunidade e diz que o seu objetivo é produzir pães em casa para comercializar: “quero me tornar uma empreendedora e inventar as minhas próprias receitas de pães”. Já a cuidadora de idosos, Rosicler do Nascimento Amaral, afirma que o curso é uma alternativa: “no momento estou sem trabalhar, então o curso vai me ajudar a me capacitar em mais uma profissão. Com isso, terei alternativas de trabalho”.

O curso também é uma esperança para mudar de vida. É o caso do jovem André Rodrigues da Rosa, de 26 anos, que, atualmente, mora em um albergue do município e busca qualificação para começar a trabalhar na panificação: “quero arranjar um emprego fixo nessa área porque, hoje, só faço alguns bicos. Pretendo alcançar meu sonho de ter a minha casa e as minhas coisas, e sei que com esse curso muitas portas vão se abrir na minha vida”.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos: