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Ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Canoas servem de exemplo para São Jerônimo
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Foto: Thales Silva
As políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher desenvolvidas em Canoas servirão de referência para a implantação do serviço pela Prefeitura de São Jerônimo. Uma comitiva do município de 22 mil habitantes da Região Metropolitana conheceu, nesta quinta-feira (12), a estrutura e o atendimento realizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Mulheres e o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM).
A secretária de Mulheres de Canoas, Vani Piovesan, e a diretora do CRM, Cíntia Nascimento, reuniram-se com a secretária de Assistência Social de São Jerônimo, Fernanda Zluhan, e a assistente social municipal Patrícia Sozo. Conforme Fernanda, a administração municipal, ao fazer um levantamento das ações de combate à violência doméstica e atenção à mulher vítima de agressão, identificou uma demanda reprimida na área, em que não há a cultura da denúncia.
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“Estamos buscando cidades de referência para atualização das nossas bases e ver o funcionamento na prática. Aprendemos bastante com Canoas, que está muito avançada. Já estamos promovendo capacitações, reuniões e atividades de conscientização em São Jerônimo. O próximo passo é a inauguração do nosso centro de referência, marcado para 8 de março, Dia da Mulher”, destacou a secretária visitante.
Conforme ressaltou Vani, um dos pilares para o pleno funcionamento do serviço é o fortalecimento da rede de parceiros e do atendimento. Canoas conta com canal próprio de denúncias, o Disque-Mulher, que atende 24 horas nos sete dias da semana. Além do atendimento feito a partir de demandas dos órgãos judiciais, o CRM de Canoas recebe mulheres encaminhadas, principalmente, pela Delegacia da Mulher, unidades de saúde, Centros de Referência em Assistência Social, além de contar com a fiscalização ativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). “Entre outros fatores para retirar a mulher do ciclo de violência, é fundamental estabelecer um fluxo para o atendimento e investir na divulgação do serviço junto à sociedade, afirmou Vani.