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Programa qualifica e amplia atendimentos em Unidades Básicas de Saúde

Acolhimento de pacientes que procuram UBSs tem reduzido o tempo de espera por tratamento
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Foto: Derli Colomo Jr

Desde o início do ano, quem procura algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em Canoas, tem recebido atendimento diferenciado. Isso porque a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está implantando o sistema de Acolhimento. Agora, quando o paciente dá entrada em uma unidade que presta este tipo de serviço, tem a sua demanda atendida e encaminhada pelo próprios profissionais, priorizando a agilidade e o tratamento do paciente. Desta forma, aqueles que procuram uma UBS de Canoas recebem avaliação e orientação para sua demanda. De acordo com a avaliação, poderá ser atendido no mesmo dia ou agendado para uma data posterior.

Redução no tempo de espera

Desde que foi implantado na rede municipal da saúde de Canoas, o Acolhimento tem dado maior agilidade aos atendimentos e reduzido o tempo de espera por tratamento. Essa nova dinâmica tem possibilitado um acréscimo significativo no número de consultas. Na Unidade Básica de Saúde do bairro Igara, por exemplo, antes do programa, eram realizados, em média, 570 atendimentos por mês. Este número subiu 220% após a implementação do Acolhimento. Hoje, são feitas cerca de 1250 consultas dentro desta iniciativa. Atualmente, são 12 UBSs que estão realizando o programa, mas a intenção é aumentar o número e estender para todas as unidades de saúde de Canoas, nos próximos meses.

Conforme o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, este resultado só foi possível graças ao trabalho de gestão e profunda reestruturação da área da saúde que foi realizada desde janeiro de 2017. “Comemoramos esses resultados obtidos com a implantação do sistema de Acolhimento. Agora a população chega no posto e não sai sem ter a sua demanda encaminhada”, destaca Busato.

Atendimento humanizado

O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma prática voltada ao direito e à humanização do atendimento. Para acolher os usuários nas UBSs, os profissionais de saúde de Canoas têm adotado uma postura capaz de escutar com interesse e dar respostas mais adequadas às necessidades de cada um. A prática reorganiza o processo de trabalho dos serviços e das equipes de saúde com direcionamentos utilizando novos modos de receber e escutar os usuários da Atenção Básica.

Foi o caso do Henrique Cardoso. Ele foi à UBS União, no bairro Mathias Velho, na manhã desta terça-feira em busca de atendimento para tratar uma dor dente. Atendido pela equipe de Acolhimento, Cardoso fez uma consulta de enfermagem e foi encaminhado, no mesmo momento, para o dentista. “Foi muito rápido. Cheguei aqui com dor e, em menos de meia hora, eu já tinha passado pelo procedimento com o dentista. Saio daqui satisfeito”, disse.

Unidades de oferecem o Acolhimento

Central Park
Rua A, 272 – Central Park
Telefone: 3465.7426

Harmonia
R. Machado de Assis, 201 – Harmonia

Igara
Rua Tupi, 274 – Igara
Telefone: 3477.3349

Niterói
Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói
Telefone: 3475.3755

Nova Niterói
Rua Quaraí, s/nº – Niterói
Telefone: 3475.3275

Pedro Luiz da Silveira
Rua Mauá, 1724 – Rio Branco
Telefone: 3425.0465

Praça América
Rua Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho
Telefone: 3476.6977

São Luís
Rua Teófilo Otoni, 268 – São Luís
Telefone: 3477.2538

São José
Rua João Pessoa, s/nº – São José
Telefone: 3429.2963

São Vicente
Rua José Danilo de Menezes, 152 – Estância Velha
Telefone: 3478.4458

União
Rua São Borja, 395 – Mathias Velho
Telefone: 3466.6755

Assessoria de Comunicação