Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/camara-seguranca-nas-escolas_reduzidas_gustavo-garbino-9-2.jpg

Secretaria da Educação apresenta à Câmara de Vereadores ações realizadas para garantir a segurança nas escolas

Balanço de medidas foi apresentado ao Legislativo no Grande Expediente da sessão desta quinta-feira

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Educação, apresentou, no Grande Expediente da sessão da Câmara de Vereadores, as medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança nas escolas municipais. O balanço das ações busca tranquilizar as famílias e a comunidade escolar, em decorrência dos últimos acontecimentos em nível nacional.

A secretária da Educação, Beth Colombo, explicou que, a pedido do Gabinete do Prefeito, o município tomou todas as medidas para promover maior segurança aos alunos e profissionais. “Infelizmente, vivenciamos momentos que jamais imaginamos passar no contexto escolar. A pedido do prefeito, e com a parceria da Secretaria de Segurança, nos prontificamos a elaborar um plano de ação para garantir que toda a comunidade escolar siga em segurança”.

Em um primeiro momento, foram tomadas medidas emergenciais, como a adoção de um controle mais rígido de acesso à parte interna das escolas, permitindo a entrada apenas de alunos e profissionais das instituições. Em parceria com a Guarda Municipal, também está sendo realizado o reforço da Ronda Escolar, que visa garantir maior segurança no entorno das escolas.

Para os próximos 90 dias, estão planejadas uma série de novas medidas, como a instalação de botões de pânico em todas as escolas municipais e de câmeras de segurança em locais estratégicos, todas em convergência com as Secretarias da Educação e de Segurança Pública. O município ainda irá buscar junto à Brigada Militar alternativas para o reforço do policiamento nas escolas.

“Sabemos que o momento é complicado, mas pedimos aos pais e professores que busquem tranquilizar as crianças e entendam as medidas que estão sendo tomadas. Vamos buscar dar maior apoio psicológico aos alunos, através do programa Tempo de Cuidar. É fundamental que os responsáveis auxiliem neste processo, monitorando os conteúdos que as crianças acessam e os objetos que elas possam levar para a escola”, completou Beth.

[addtoany]