Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/WhatsApp-Image-2023-04-28-at-11.08.10.jpeg

Restaurante Popular comemora dois anos da reabertura

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Neste domingo (30), o Restaurante Popular de Canoas comemora dois anos desde a sua reabertura. O local, que oferece alimentação saudável e acessível, recebe cerca de 200 pessoas por dia. Na última quinta-feira (27), quem compareceu ao local recebeu uma fatia de bolo para comemorar a data.

Seu Gilberto, como é conhecido, é morador de Canoas há 40 anos e frequenta diariamente o Restaurante Popular. Ele foi o primeiro da fila no dia da festividade. “Está lindo aqui hoje. Parabéns pelo aniversário. A comida é maravilhosa e eu venho aqui sempre”, comentou.

Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Souza, desde sua implementação em 2005, o local é referência para as famílias canoenses de baixa renda. “Nós trabalhamos muito essa questão do cuidado alimentar. Então este local é de extrema importância”, destaca.

A nutricionista da Diretoria de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Assistência Social, e gestora do Restaurante Popular, Anelise Ribeiro, comenta a importância do local para os canoenses. “A refeição servida é nutricionalmente equilibrada, em quantidades que atendem 50% das necessidades energéticas de um adulto para um dia. Os canoenses que estão no momento com dificuldade em adquirir alimentos para produzirem refeições completas, podem utilizar o restaurante como forma de garantir a sua segurança alimentar”, explica.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h, o local, situado na Avenida Boqueirão, nº 2.751, no bairro Estância Velha, serve, em média, 200 marmitas por dia a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O almoço custa R$1,00, e o valor não é cobrado para pessoas em situação de rua.

Como acessar o serviço

Para acessar o serviço do Restaurante Popular é necessário possuir CadÚnico válido (menos de dois anos da atualização). Recebem prioridade no atendimento as pessoas em situação de rua, desempregados, pessoas com baixa renda e aquelas que não recebem outros benefícios alimentares no município. Vale destacar que as inscrições nunca fecham, pois a ideia é que o Restaurante seja um local para a população utilizar enquanto precisar e, na medida em que vai superando a vulnerabilidade, novas vagas são abertas para usuários.

Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC