Servidores do Procon Canoas participaram, nesta quarta-feira (17), de um debate sobre educação financeira no programa Teoria de Tudo, realizado pela agência de notícias Sabe Caxias. A iniciativa integra a programação da 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece de 15 a 21 de maio.
Na ocasião, o educador financeiro Diego Angelos e a psicóloga do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) do Procon Canoas, Carolina Freitas de Lima, ressaltaram as atividades de prevenção e acolhimento realizadas no município com o intuito de impedir o superendividamento de jovens e auxiliar a população canoense a sair das dívidas.
NAS Educação
O projeto é realizado junto a estudantes do 9° ano das escolas municipais e com a comunidade. As atividades contêm noções básicas de orçamento e renda, com a simulação de situações do dia a dia. “Nós percebemos que as tecnologias influenciam muito nas questões comportamentais. Por isso, conseguimos identificar os hábitos destes jovens, através de uma planilha que contém os gastos básicos, como transporte, vestuário, moradia, saúde, entre outros. A partir deste retorno, conseguimos fazer os ajustes educacionais necessários”, explica Angelos.
A parte lúdica também é estimulada por meio de materiais que são distribuídos aos estudantes, como dinheiro e cartão de crédito de brinquedo. “Nós pedimos para que os alunos escolham um personagem e projetem ele para o futuro. E dentro das características deste personagem, nós perguntamos como será o comportamento dele, em especial para identificar como irá lidar com o dinheiro. Além disso, ensinamos os estudantes a utilizar um cartão de crédito, que é dado na atividade, com limite ilimitado, mas com um alerta de que depois a fatura tem de ser paga”, explica Carolina.
Endividamento
Além da atividade preventiva, o Procon Canoas desenvolve, desde outubro do ano passado, um programa de acolhimento aos canoenses endividados. A unidade conta com uma equipe de acolhimento composta por uma advogada especialista na mediação de conflitos, uma psicóloga, uma educadora financeira e uma assistente social. “A equipe trabalha para organizar a vida da pessoa de uma forma que ela consiga fazer um plano de pagamento. Assim, buscamos os credores para tentar um acordo de renegociação dessas dívidas. Além disso, também montamos uma estratégia de acompanhamento, com objetivo de evitar um processo de rebote, ou seja, que a pessoa volte a situação de superendividamento”, afirma Angelos. Desde o início do atendimento, realizado em 31 de outubro de 2022, a equipe de acolhimento do NAS já atendeu 42 consumidores classificados como superendividados em Canoas.
Quem pode participar do NAS
Pessoas com dois credores ou mais, com qualquer renda familiar, que tenham contraído dívidas sem condições financeiras para pagá-las, desde que constatada a condição de superendividado após entrevista e análise de documentação pelos agentes do Procon.
Os consumidores interessados em buscar o serviço podem se dirigir ao Procon Canoas e aos Centros de Acesso aos Direitos (CAD), localizados nos bairros Guajuviras, Mathias Velho, Niterói e Rio Branco. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, por ordem de chegada.
Dívidas atendidas pelo NAS
Dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos com instituições financeiras e de crédito
Financiamentos
Contratos de crédito ao consumo
Contrato de serviços de prestação continuada e de compras a prazo
Dívidas que não são atendidas pelo NAS
Dívidas contraídas para custeio de atividades profissionais
Indenizações (por acidente, por exemplo)
Pensão alimentícia
Dívidas fiscais e trabalhistas
Dívidas decorrentes de crédito rural, de crédito habitacional
Para aquisição ou contratação de produtos e serviços de luxo de alto valor
Procon Canoas
Rua General Salustiano, 142 – bairro Marechal Rondon
E-mail: nasprocon@canoas.rs.gov.br
Telefone: (51) 3236-2052
Centro de Acesso aos Direitos (CAD) Guajuviras
Rua 17 de Abril, 1190 – Guajuviras
Centro de Acesso aos Direitos (CAD) Mathias Velho
Rua Santa Catarina, 3420 (esquina com Cruz Alta) – Mathias Velho
Centro de Acesso aos Direitos (CAD) Niterói
Rua Barão do Rio Branco, 91 (esquina com a Rua Tamoio) – Niterói
Centro de Acesso aos Direitos (CAD) Rio Branco
(os atendimentos presenciais ocorrem na Praça CEU, mediante agendamento prévio, até a conclusão das obras da sede própria)
Rua Montenegro, 1057, Praça CEU – Rio Branco
Email: riobrancocad@gmail.com
Texto: Everton Calbar – PMC
Edição: Carina Jung – PMC