Buscando reforçar a frequência escolar dos alunos, a professora das turmas de 1º e 2º ano da EMEF Pinto Bandeira, Tuana Posebon, desenvolveu um projeto diferente. A docente relata ter enfrentado um grande problema de infrequência em 2022, o que causou um transtorno na aprendizagem e alfabetização dos alunos. Foi assim que nasceu o concurso Aluno Campeão de Frequência.
“Para este ano de 2023, fui atrás de uma estratégia que reforçasse a presença dos alunos na sala de aula e causasse estímulo neles. A meu ver, isso é ótimo, pois com os alunos engajados, os pais acabam se engajando também”, explicou.
No projeto, a professora desenvolveu um calendário onde as próprias crianças marcam sua presença. Os alunos que finalizarem o mês com menos de cinco faltas, ganham medalhas e premiações, como lápis, mini livros, entre outros. Ainda há uma premiação especial para os estudantes 100% de frequência, que ganham a medalha de ouro.
De acordo Tuana, a estratégia está dando resultados, com o aumento da frequência dos alunos. “Claro, ainda tenho alunos infrequentes e evadidos, mas comparando com o ano anterior, melhorou bastante. Tenho recebido relatos de pais me falando que o filho quer vir na escola mesmo quando eles não querem trazer por um motivo ou outro, para não perderem a premiação”.
Para Lidiane Pereira, mãe da aluna Maria Eduarda Santos, de 7 anos, destaca que notou uma melhora na disposição da menina para ir às aulas. “Antes ela estava muito desanimada, não queria ir para aula e voltava chorosa para casa. Agora, é o contrário, ela reforça que precisa sempre ir para escola e fazer todos os temas, para ganhar a medalha no final do mês”, destacou.
Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Carina Jung – PMC