//
Mona Gorovitz é retratada em exposição na Casa dos Rosa
Download Imagem Original
Foto: Escritório de Comunicação - Ecom
Canoas sedia a exposição Mona Gorovitz até o dia 17 de setembro. Com entrada gratuita, o evento retrata a trajetória da artista, responsável pelo editorial de moda e criadora de coleções para a revista Claudia (1966), além de ter criado figurinos para programas de televisão, filmes e cantoras da época, como Elis Regina e Wanderléa. A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e no sábado e domingo, das 14h às 18h, no Museu Municipal Casa dos Rosa, localizado na avenida Victor Barreto, 2186, Centro.
A abertura da exposição, na noite dessa terça-feira (4), contou com a presença de Gisela Gorovitz, irmã de Mona. Ao dar boas-vindas aos visitantes, ela enfatizou que a estilista era detalhista e a sua curiosidade a consagrou no mundo da moda na época da vanguarda. “A Mona rabiscava em qualquer pedaço de papel na hora que a ideia surgia. Ela gostava de inovar e também se espelhou na moda italiana”, contou emocionada.
Nascida em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, mudou-se muito jovem com a sua família para a cidade de São Paulo. O seu grande acervo de moda vai do ano de 1958 até 1994, com cerca de 445 croquis. No auge da sua trajetória profissional, ela participou de vários salões de arte como pintora, gravurista, desenhista e ceramista, entre os anos de 1958 e 1988, e de duas Bienais Internacionais de São Paulo (V e IX), em 1959 e 1967, respectivamente, além da significativa exposição Nova Objetividade Brasileira, em 1967, na cidade do Rio de Janeiro.
Movimentos Concretista e Pop
Mona também foi uma artista visual, participando ativamente dos movimentos Concretista e POP. Frequentou os cursos de desenho do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), com Alfredo Volpi (1896 – 1988) e Eleonore Koch (1926-2018), e aulas de desenho com Pedro Corona (1897-1972). Frequentou, posteriormente, o curso de arquitetura da Universidade Mackenzie (SP), o ateliê Demetrios Galanis (1879-1966), em Paris, e fez cursos de cerâmica em diversos ateliês na França, Itália e Israel. Estagiou em centros de arte e de pintura na Alemanha. A artista faleceu no dia 14 de fevereiro de 2023 aos 85 anos.
Escritório de Comunicação - Ecom