Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/reduzidas_12_07_2023-ANIVERSARIO-CERTEA-PAMELLA_MENDES-2.jpg

Certea comemora um ano no novo endereço

Crianças e adolescentes autistas de Canoas recebem atendimento multiprofissional especializado no Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea), que completou nesta quarta-feira (12) um ano no novo endereço, na rua Frederico Guilherme Ludwig, 55, na região central da cidade.
Para marcar o aniversário do local, a coordenação e equipe organizaram uma roda de conversa com pais de usuários e a médica Karine De Francesche, que atende na UBS Igara e é mãe de um menino autista. O objetivo foi trocar experiências, informações e ideias sobre como pais, mães e familiares podem estimular as crianças e adolescentes em casa, para dar mais eficácia aos atendimentos que realizam no serviço.

Karine conta que no dia a dia profissional, ela atende algumas crianças autistas e consegue estender o acolhimento aos pais, por ter a vivência como mãe de criança atípica. “Na UBS, prestamos os primeiros atendimentos às crianças, fazemos testes e ficamos atentos ao protocolo de desenvolvimento deles. Se necessário, encaminhamos para atendimentos mais específicos, mas mantemos sempre diálogo com os pais, pois é importante compartilhar histórias, ideias e dividir também angústias”, relatou.

Valéria Franco, mãe do usuário Erick, 5 anos, comentou que o filho já frequentava o espaço antigo, mas com a inauguração da nova sede muita coisa mudou. “A ampliação das salas, o ambiente bem iluminado e colorido deixaram meu filho mais animado para vir e possibilitou que ele participasse de atividades com mais frequência. Ele evoluiu muito a partir dos atendimentos no Certea. Está mais comunicativo, se expressa melhor e mostra cada vez mais o quanto ele é inteligente. Ele sabe todo o alfabeto e adora cantar. Sempre o incentivamos a ouvir músicas mais lúdicas e ele reproduz muito empolgado”, contou Valéria.

Terapeuta ocupacional no Certea, Juliano de Martins destacou que a presença das famílias no Centro é muito importante, pois o trabalho multiprofissional, acompanhado dos estímulos que as famílias aprendem e aplicam em casa, agrega muito ao desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Gradativamente eles evoluem, expressam habilidades e, durante as terapias, conseguimos identificar muitos potenciais que oportunizam a eles mais qualidade de vida”, enfatizou Juliano.

De acordo com a coordenadora do Centro, Juliana Souza, atualmente o local conta com atendimentos de nutricionista, assistente social, enfermeira, psicólogos e terapeutas ocupacionais que trabalham com os usuários e famílias, em parceria com as unidades básicas de saúde e escolas.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]