Nesta terça-feira (25), o prefeito Jairo Jorge cumpriu agenda em Brasília, onde buscou soluções para temas de interesse da cidade, em especial a saúde. A principal reunião ocorreu na Casa Civil da Presidência da República, para tratar sobre a estruturação de uma parceria público-privada (PPP) para gestão da saúde de Canoas e a possibilidade do Município acessar o Programa de Parceria e Investimentos do Governo Federal.
“Buscamos a parceria da Casa Civil para que, através do BNDES, possamos realizar a nossa PPP nos Hospitais Universitário (HU) e de Pronto Socorro (HPS). Nosso objetivo é encontrar soluções para qualificar ainda mais os serviços oferecidos aos canoenses. Foi um encontro bastante produtivo, vimos que o Governo Federal está disposto a nos ajudar nesta iniciativa pioneira” destacou Jairo.
Recursos para o HU
No encontro com o diretor da Secretaria Adjunta do Ministério da Saúde, Jorge Luiz Rocha, o prefeito, acompanhado do secretário de Saúde de Canoas, Felipe Martini, e da assessora especial Larissa Junckes, buscou captar recursos para o Hospital Universitário (HU). A verba é fundamental para garantir o funcionamento pleno da instituição, que é de fundamental importância para a saúde de Canoas e é referência para mais de 130 cidades gaúchas.
Investimento em segurança
Com o secretário municipal de Segurança, Guilherme Pacífico, Jairo também prestigiou o lançamento do Seminário Nacional de Participação e Adesão ao PRONASCI II e assinou o convênio com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Canoas foi uma das cidades selecionadas para integrar o programa, que vai auxiliar os municípios na prevenção da criminalidade, violência e práticas discriminatórias.
Modelos de PPPs na Saúde de São Paulo
Nessa segunda-feira (24), o prefeito Jairo e o secretário Martini estiveram reunidos com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. O objetivo da visita foi obter informações sobre as PPPs realizadas na área da gestão hospitalar e buscar uma cooperação para viabilizar um modelo canoense.
Nos próximos dias, deverá ocorrer uma reunião com o secretário da Saúde de São Paulo para tratar do tema. “O Estado de São Paulo é uma referência muito positiva neste modelo de parcerias público-privadas na Saúde. Foi justamente o objetivo principal da nossa visita, trocar experiências e entender como funciona este modelo bem sucedido, que apresenta melhorias significativas na gestão hospitalar, algo que queremos trazer para Canoas”, ressaltou Jairo.