Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/RED-15-04-2023-LAMCAMENTO-DO-PLANO-LOCAL-DE-ACAO-CLIMATICA-DE-CANOAS-THIAGO-GUIMARAES15-04-2023-LAMCAMENTO-DO-PLANO-LOCAL-DE-ACAO-CLIMATICA-DE-CANOAS-THIAGO-GUIMARAES-28.jpg

Prefeitura de Canoas lança Plano Local de Ação Climática

Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães - PMC

A Prefeitura de Canoas, por meio do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), lançou o Plano Local de Ação Climática (PLAC). O ato, realizado na tarde desta terça-feira (15), no auditório Sady Schwitz, marca o início dos trabalhos voltados ao enfrentamento das mudanças e adversidades do clima no município. Houve, ainda, a entrega oficial da Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas de Canoas.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância do PLAC para a cidade. “Considero que é essencial para que a gente possa com inteligência e trabalho, e com esse grupo de profissionais que temos, nos prepararmos para os desafios. As mudanças climáticas são uma realidade e seus efeitos estão sendo sentidos pela população”, afirmou. Válido até o ano de 2050, o certificado de Análise de Risco e Vulnerabilidades Climáticas de Canoas foi entregue ao prefeito pelo secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

PLAC
O PLAC canoense conta com estudos técnicos que traçam ações estratégicas a serem adotadas para combater a perda da qualidade ambiental relacionada aos impactos da mudança do clima. Além disso, a proposta ainda mapeia políticas e projetos voltados à ação climática para o município, além de estipular metas e adaptar a cidade ao enfrentamento das adversidades. O projeto busca por meio de ações trazer a participação da comunidade.

Além do Eclima e da SMMA, a elaboração do planejamento contou com a participação de outras secretarias e estruturas da Prefeitura, que fazem parte do Gabinete de Participação, Acompanhamento e Elaboração do PLAC, composto por 22 integrantes. Recebeu também o apoio da rede global de cidades, o ICLEI – sigla em inglês para Governos Locais pela Sustentabilidade.

“A cada ano que passa os riscos e as vulnerabilidades do clima aumentam. E daí vem a ideia do prefeito de criar o Escritório de Resiliência Climática para que a gente possa estudar as melhores formas de enfrentar e atacar esse problema”, destacou o secretário da SMMA, Bernardo Caron. O planejamento de Canoas para o desenvolvimento urbano sustentável conta com ações de Análise de Risco e Vulnerabilidades Climáticas, Plano de Ação Climática, Avaliação de Serviços Ecossistêmicos, Programa de Embaixadores da Justiça Climática e Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis.

Eclima
Criado no primeiro semestre de 2023, o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima) de Canoas é pioneiro entre as cidades gaúchas e uma das poucas organizações públicas municipais no Brasil voltadas à análise do comportamento do tempo. “O Eclima e a Secretaria de Meio Ambiente sozinhos não conseguirão muitas coisas. Nós temos a missão de mitigar os efeitos climáticos na cidade e iremos dialogar sempre na transversalidade”, enfatizou o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.

Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Carina Jung – PMC

[addtoany]