//
“Ciclo de Debates vai à Escola” promove reflexão sobre preconceito e desigualdade junto a alunos da rede municipal
Download Imagem Original
Foto: Pamella Mendes - PMC
Para incentivar a reflexão sobre o preconceito racial e a desigualdade social, as secretarias municipais de Cultura e Educação deram início ao projeto “O Ciclo de Debates vai à Escola”. A iniciativa iniciou na terça-feira (15) e seguirá até quinta-feira (17), na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói. A atividade é voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A programação conta com exibição e discussão de filmes e oficina de sabão ecológico. As atividades contam com a participação do professor Naro Cícero. Para Rita Dutra Prado, 30 anos, a atividade está sendo produtiva entre os colegas. “Estudo na EJA e estou aprendendo a ler e a escrever. Assistir ao filme está sendo bem produtivo, porque estamos discutindo sobre ações contra o racismo”, contou.
Segundo a vice-diretora da Santos Dumont, Sabrina Maass, além de motivar os alunos, a atividade está ampliando o conhecimento em sala de aula. “Temos 120 alunos na EJA e essa proposta amplia a visão de mundo através dos debates. Eles estão entusiasmados e discutindo sobre temas de relevância em nossa sociedade”, afirmou.
Conforme o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, a atividade tem como objetivo integrar os estudantes e promover uma rede de discussões. “A SMC não pode se limitar a realizar eventos, que são importantes, mas também produzir reflexões e conhecimentos. Este ciclo pretende levar o conhecimento e o debate de ideias a todos os segmentos da sociedade canoense para dentro das escolas”.
Texto: Dayane Mascitti – PMC
Edição: Carina Jung – PMC