//
Jovem Tech Canoas: projeto promove capacitação em TI para estudantes canoenses
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira - PMC
Com a proposta de capacitar estudantes canoenses e fortalecer a empregabilidade no Parque Canoas de Inovação (PCI), localizado no bairro Guajuviras, foi idealizado o projeto “Jovem Tech Canoas”. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Canoas e a UniRitter atuará em conjunto com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) e de Educação (SME). A aula inaugural acontece em 13 de setembro, na UniRitter.
Conforme o secretário da SMDETI, Marcos Daniel Ramos, o objetivo é possibilitar aos jovens canoenses capacitação com o intuito de empregá-los nas empresas sediadas no PCI. “Oportunizar espaço de desenvolvimento dos jovens e potencializar a empregabilidade são os nossos pilares de atuação, além de estimular o desenvolvimento comunitário e identificar talentos”, acrescenta o secretário.
Em visita ao campus da UniRitter, na última quarta-feira (16), a diretora-geral da instituição, Rachel Ballardin, e docentes apresentaram os laboratórios de engenharia, inovação e saúde, que serão acessados pelos estudantes durante a capacitação. A reunião também contou com a participação das empresas Exatron, Novus e TKS, sediadas no PCI.
Capacitação em TI
Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da SME), Mariáh Oyarzabal da Luz, o projeto piloto vai contar com a participação de 35 estudantes. “Os alunos foram selecionados nas escolas pelos professores. O nosso objetivo é proporcionar qualificação profissional aos estudantes de baixa renda e que estejam interessados no projeto”.
De acordo com o professor de TI da UniRitter Leonardo Albernaz Amaral, a qualificação contará com 24 encontros e totalizará 72h de aulas. “Os jovens receberão instruções de base teórica e prática nos laboratórios da universidade”, explica.
Texto: Dayane Mascitti – PMC
Edição: Carina Jung – PMC