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Ciptea: saiba como solicitar a carteirinha do autista em Canoas

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Foto: Pamella Mendes - PMC

Em Canoas, a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pode ser solicitada na Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social e nos Centros de Acesso a Direitos (CADs). O autismo não é visível e identificável com facilidade, por isso ter a carteira ajuda na comprovação.

O documento contém informações de identificação e é um instrumento que visa garantir a atenção integral. Além disso, conta com um QR Code (código de resposta rápida) que puxa informações importantes sobre a pessoa. Isso facilita em caso de ocorrer qualquer intercorrência.

De acordo com Bruna Luciana Heissler Pereira, 40 anos, mãe de Bernardo, 6 anos, e de Breno Henrique, 15 anos, ambos com TEA, a Ciptea é um instrumento que identifica que a pessoa tem direito a atendimento prioritário. “Antes, tínhamos que carregar um laudo e mostrar em qualquer lugar que fossemos. Com a carteirinha, não precisamos mais, pois ela tem tudo ali. Atrás dela tem um QR Code, se puxar esse QR Code, tem todas as informações deles. Mostra o médico, o remédio, onde é tratado, nome dos pais e tipo sanguíneo. Tem tudo ali. E o mais importante, se acontecer algo com eles na rua, com a carteirinha é possível nos contatar”, ressaltou.

A Ciptea é um instrumento que também garante a atenção integral, o pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social. Além disso, possibilita benefícios em cinemas, gratuidades e descontos garantidos por lei para pessoas com deficiência.

Documentos necessários para confecção da carteira:

– Documento de identidade
– Documento de identidade dos responsáveis legais
– Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) comprovando o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa, assinatura e carimbo do médico
– Fotografia formato 3×4 (pode ser feita nos CADs)

O prazo para a entrega das carteiras é de 30 a 60 dias após a solicitação.

Texto: Daniele Brito/PMC
Edição: Carina Jung/PMC