Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/defesa-trabalho.jpg

Defesa Civil de Canoas atende ocorrências após fortes chuvas

Download Imagem Original

Foto: Defesa Civil / Divulgação

A Defesa Civil de Canoas, em conjunto com outras secretarias municipais, está trabalhando no atendimento de demandas ocasionadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde de quarta-feira (23). No auge da instabilidade, o órgão recebeu 19 ligações de canoenses.

Foram realizadas vistorias em nove endereços com situação de alagamento. Houve a entrega de lonas e o resgate de dois cães em situação de maus-tratos nos fundos de um terreno, caso atendido pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA).

Mobilizados pelo Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), diferentes secretarias permaneceram em estado de alerta por meio do Comitê de Gestão de Risco. Foram prestados serviços de hidrojateamento e sucção de água em casas e ruas pela equipe da Secretaria de Obras e das subprefeituras. Dois maquinários de hidrojato, inclusive, seguiram até a madrugada de quinta-feira (24) no atendimento aos munícipes. As casas de bombas funcionaram normalmente.

Volume de chuva

Com volumes acumulados de cerca de 55 mm de chuva, em questão de seis horas, diversas ruas do bairro Rio Branco apresentaram transtornos. Outras regiões da cidade, como Niterói e São Luís, também foram afetadas pelas precipitações.

“Registramos muitas chuvas localizadas em um curto espaço de tempo. No bairro São Luís, em questão de 20 minutos, tivemos 10,8 mm de chuva. É um acumulado recorde, muito alto”, destaca o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow. O sistema de escoamento, mesmo com todas as casas de bombas ligadas e em pleno funcionamento, não absorveu pelas redes subterrâneas o volume de água acima do normal, em parte pelas obstruções causadas pelo descarte irregular de lixo.

Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC

[addtoany]