Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Reduzidas_29_08_2023_CIGARRO_Guilherme_Pereira-5.jpg

Unidades de saúde ofertam serviços de apoio aos usuários que desejam parar de fumar

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira - PMC

Para reforçar ações de sensibilização quanto aos danos do tabagismo para a saúde, a UBS Natal realizou nesta terça-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a divulgação dos serviços disponibilizados na unidade. As ações incluem atendimento individual com o paciente que deseja parar de fumar, orientações sobre como o tabagismo pode ser tratado, além de consultas médicas para prescrição de medicamento.

De acordo com a enfermeira Luciana Zappas, a unidade pretende iniciar também atividades em grupo. “Alguns profissionais da UBS estão sendo qualificados para atender e fazer abordagem adequada a esses pacientes. Já temos usuários interessados e, em breve, vamos começar a organizar os encontros. Enquanto as atividades não iniciam, a população que frequenta a unidade pode procurar atendimentos individuais”, destaca.

Já a UBS União tem grupos disponíveis. Cada um funciona por três meses, e os participantes recebem informações sobre os riscos e complicações causados pelo tabaco e trocam experiências que podem auxiliá-los a deixar o cigarro. Atualmente, cerca de 20 pessoas estão participando das atividades da UBS localizada no bairro Mathias Velho.

Tabagismo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, eles buscam o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”. O tabagismo aumenta o risco de doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão e doenças pulmonares obstrutivas crônicas (como bronquite crônica e enfisema).

Texto: Andrea Sommer – PMC
Edição: Carina Jung – PMC