//
Guarda Municipal passa por capacitação sobre abordagem à população LGBTQIAPN+
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira - PMC
Os guardas municipais de Canoas participaram de capacitação, nesta terça-feira (29), sobre formas de melhorar a abordagem da população LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade. A ação, realizada no Auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal, foi desenvolvida pela Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais em parceria com a Unidade de Proteção de Grupos Vulneráveis da Diretoria de Projetos de Prevenção (DPP) da Secretaria de Segurança Pública do Município, com o objetivo de trazer humanização e respeito no atendimento deste segmento da população.
A capacitação foi realizada por profissionais da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, através do diretor do Departamento de Diversidade Sexual, Daniel Morethson, e da chefe de Divisão da Diversidade e Combate à Intolerância do Departamento de Diversidade Social, Glória Crystal. A assessora jurídica do Centro de Acesso a Direitos (CAD) Mathias Velho, Tamires Garcia, também fez parte dos debatedores, com o objetivo de salientar os direitos da população LGBTQIAPN+.
A Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais realizará capacitações para os demais profissionais da administração municipal. “O projeto integra o nosso plano de ação que busca a humanização e o respeito no atendimento à sociedade LGBTQIAPN+ em todas as esferas do município. Com essas instruções, estendemos o alcance de ‘um novo olhar’ para a segurança pública de Canoas”, salientou o secretário especial da Coordenadoria, Pai Santiago.
O diretor do Departamento de Diversidade Sexual destacou a importância do Governo do Estado e do município de Canoas estarem realizando esse tipo de capacitação com o viés de conscientizar os profissionais. “É importante que a Guarda Municipal saiba mais sobre a população LGBTQIAPN+ e tenha mais humanização na abordagem dessas pessoas que vivem à margem da vulnerabilidade. Mesmo aqueles que não estão em situação de vulnerabilidade social também possuem suas dores e dificuldades. É o momento de falarmos de humanização de pessoas”, enfatizou Morethson.
“É o momento de refletir sobre como realizar uma abordagem humanizada, acolher e orientar da melhor forma. É extremamente importante falarmos sobre isso, porque estamos falando de acolhimento e também de uma rede de proteção”, complementou Glória.
Para o diretor da Guarda Municipal de Canoas, Elizandro Silva, a ação é importante para o aperfeiçoamento dos profissionais de segurança do município. “É importante que as pessoas encontrem as condições necessárias para ocuparem os espaços públicos com tranquilidade e exerçam sua cidadania, inclusive tendo os agentes de segurança pública como aliados na sua proteção. A palestra de hoje faz parte de um projeto de capacitação continuada da Guarda Municipal, que irá abordar também diversos temas como racismo, pessoas com necessidades especiais, mulheres em situação de violência e idosos”, ressaltou.
Texto: Daniele Brito e Gustavo Gerlach – PMC
Edição: Carina Jung – PMC