//
Saiba como funcionam o sistema de drenagem e as casas de bombas
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira/PMC
O sistema de drenagem do município e o pleno funcionamento das oito casas de bombas, além das ações de prevenção nas valas, são importantes para evitar pontos de alagamentos e auxiliar nos períodos de fortes chuvas. O processo tem início com a captação da água das ruas pelas bocas de lobos, que caem nos encanamentos subterrâneos e são levadas para uma vala interna. São mais de 30 km de diques para proteger Canoas das cheias dos rios.
Os motores das casas de bombas puxam 2,6 mil litros por segundo e são acionados quando a água atinge um nível mínimo estipulado na estrutura, para evitar que os equipamentos estraguem. Toda vez que há cheias e períodos de chuvas, os motores são ligados para auxiliar no escoamento.
A limpeza e a manutenção garantem o funcionamento das comportas de gravidade para o fluxo natural das valas. A conscientização dos cidadãos também é um ponto importante, a fim de evitar o descarte irregular de resíduos, uma vez que esses materiais acabam obstruindo o escoamento das águas nas vias.
Texto: Gustavo Gerlach – PMC
Edição: Carina Jung – PMC