//
Homenagem a maestro e debate sobre literatura feminina são destaques da Feira do Livro nesta quarta-feira
A programação da 38º Feira do Livro de Canoas teve participação do Coral Cocan de Canoas, que apresentou, na noite desta quarta-feira (11), arranjos de Octávio Longhi (em memória). O maestro é um dos homenageados desta edição do evento.
Mauro Longhi, filho do homenageado, agradeceu o reconhecimento. “Nós da família resumimos o dia a uma palavra apenas: gratidão. Primeiro a Deus por ter colocado ele no seio dessa família, do pai Octavio e da mãe Ivone, pelos anos que conseguiram confraternizar e por todo o aprendizado. Gratidão ao poder público e aos amigos pelo reconhecimento por tudo o que meu pai fez na cultura, movimentando a música e as letras”, declarou.
O “Encontro com escritor” recebeu as autoras Lilian Rocha e Anna Mariano. O tema da noite foi literatura feminina.
“No mundo atual falar sobre mulher, sobre literatura feminina, é muito importante. A literatura feminina se distingue de outras literaturas pela característica que a mulher tem, que é o acolhimento. Conversar como a mulher se expressa é muito importante”, afirmou Anna.
Para Lilian Rocha, patrona da Feira do Livro de Canoas em 2021, esse debate é fundamenta. “As mulheres sempre escreveram, mas ficavam com os textos guardados em suas gavetas, nas suas agendas. Hoje temos um movimento em que as mulheres mostram seu potencial enquanto escrita, enquanto palavra e enquanto posicionamento”.
A 38ª Feira do Livro de Canoas tem promoção do Ministério da Cultura, Zaffari, Vero e Corsan; realização da Prefeitura de Canoas e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução; produção cultural da Danna Produções. A programação completa pode ser conferida em canoas.rs.gov.br/feiradolivro.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Carina Jung