Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/ceca-basquete_reduzidas_gustavo-garbino-37.jpg

Modalidade de basquete é disputada no Ceca 2023

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Os jogos da modalidade de basquete da Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023 mobilizam os estudantes nesta semana. As disputas, iniciadas na terça (17), com os jogos masculinos, serão encerradas na quinta-feira (19).

Nesta quarta-feira (18), ocorreram os jogos da categoria pré-mirim feminina, onde meninas de 10 e 11 anos demonstraram muita empolgação e alegria. “Eu gosto bastante do Ceca, é muito legal vir aqui competir. Eu gosto quando a gente ganha, fico brava quando a gente perde, mas está tudo bem, faz parte do jogo. Também é legal encontrar as meninas de outras escolas, poder conversar com elas e me divertir”, destacou Daniele Braga, 11 anos, aluna da EMEF Jacob Longoni.

Para a professora de educação física Caroline Maciel, da EMEF João Palma da Silva, a competição é essencial para os alunos conhecerem o universo esportivo por outra perspectiva. “Pra mim é uma felicidade participar do Ceca porque eu já participei como aluna e é uma honra poder trazer as meninas pra cá. Eu faço todo e qualquer esforço. São experiências e amizades novas, participam de disputas oficiais, quadras e materiais, saem e conhecem um ambiente diferente”, afirmou.

Sobre o Ceca

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio da Diretoria de Esporte Educacional. As disputas acontecem até novembro, mobilizando estudantes das redes municipal, estadual e particular.

A Competição Escolar Canoense busca oportunizar a atividade competitiva em âmbito escolar e a revelação de talentos com potencial esportivo, além de proporcionar situações para educação e integração entre alunos através do esporte. O evento conta com as modalidades de judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol, skate e hóquei. A novidade deste ano foi a inclusão das categorias de ginástica rítmica e artística.

Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung