//
Primavera aumenta a atenção com os animais silvestres
Download Imagem Original
Foto: Pamella Mendes
A primavera anuncia o aparecimento em espaços públicos e urbanos de muitas espécies de animais silvestres, que encontram boas condições ambientais para reprodução devido às chuvas e à “fartura” de alimentos. Referência em cuidados e reabilitação de animais silvestres, o MiniZoo de Canoas passa a receber nessa época, principalmente, gambás.
Esses animais se tornam vulneráveis, pois são noturnos e estão adaptados a viver em meio urbanos, e é muito comum encontrá-los transitando entre ruas e pátios em busca de alimento e abrigo. É muito comum o recebimento de filhotes órfãos que necessitam de cuidados especiais até atingir a maturidade necessária para o processo de reabilitação e soltura na natureza.
Atualmente, 64 filhotes de gambás se encontram sob os cuidados do MiniZoo. Vale ressaltar que esses animais são de extrema importância para o equilíbrio ecológico e prestam um valioso serviço de controle de pragas urbanas e animais peçonhentos, pois são imunes ao veneno de serpentes e escorpiões. Alimentam-se de insetos, roedores e podem consumir até quatro mil carrapatos em uma semana.
Você sabia?
Os gambás são animais silvestres nativos de vida livre e não devem ser capturados ou retirados do seu ambiente se não estiverem em situação de risco ou machucados.
Eles são animais silvestres protegidos pela Lei Federal nº 5.197 de Proteção à Fauna, portanto, matar ou maltratar configura um ato de crime ambiental.
Saiba o que fazer
Além de fechar o acesso à sua residência (inclusive frestas que dão acesso ao telhado/forro), lembre-se de recolher outras possíveis fontes de alimentos (rações de cães e gatos), manter lixeiras fechadas com tampas, não alimentar e deixar seu pátio limpo, dessa forma não atrai animais que fazem parte da sua dieta.
Caso encontre gambás em sua residência ou perímetros urbanos, contate a Equipe do MiniZoo para mais orientações, por meio fone/whatsapp: (51) 99787-1078. Para denúncias de maus-tratos de animais silvestres, ligue para Secretaria Municipal de Meio Ambiente no telefone (51) 3236-1800.
Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung