Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/Rogerio-Canoastec.jpg

Canoastec participa de evento internacional sobre software livre e tecnologias abertas

Divulgação Latinoware

O Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) reuniu, entre os dias 18 e 20 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR), cerca de quatro mil participantes de diversos países, como Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos. Canoas esteve representada no evento pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (Canoastec).

O diretor de Projetos e Sistemas da Canoastec, Rogério Alves, palestrou juntamente com o coordenador-geral de Projetos e Inovação da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Rodrigo Gaete, sobre o Uso do Software Livre nas Políticas Públicas de Saúde. O tema foi abordado no primeiro dia do evento, logo após a abertura oficial, que contou com a presença de Jon Maddog Hall, considerado o grande guru do software livre mundial e presidente do Linux Professional Institute.

Na palestra, foi abordada a importância do sistema e-SUS APS, usado por mais de quatro mil municípios, e o caráter estratégico da proposta de Canoas de um plano de trabalho para acelerar a transformação digital nas políticas públicas de saúde municipal, com foco na criação de um ecossistema digital que seja disponibilizado para todas as prefeituras brasileiras. Segundo o diretor da Canoastec, a Prefeitura de Canoas, com o apoio do Ministério da Saúde, está realizando um estudo técnico preliminar visando a organização de ações que potencializem a produção colaborativa, o compartilhamento de soluções e a adoção de tecnologias abertas e livres, com a integração do sistema e-SUS APS e o sistema de Software Livre e-Cidade, o Painel e-SUS e outras soluções livres.

Atualmente, o Município de Canoas já utiliza uma série de soluções baseadas em software livre. Alves cita desde ferramentas utilizadas pela equipe de desenvolvedores e de infraestrutura da Canoastec, como banco de dados PostgreSQL, Servidor Apache, Sistema Operacional Linux, linguagem de programação PHP, até sistemas que facilitam o trabalho de servidores públicos e do cidadão, como o Sistema Eletrônico Informatizado (SEI), o pacote de escritório LibreOffice, o navegador de internet Mozilla Firefox, a GNUteca para gestão da biblioteca da Secretaria de Cultura, o GLPI para gestão de chamados, dentre outros.

Texto: Júlio Fontes
Edição: Carina Jung

[addtoany]