Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-25-at-11.01.40.jpeg

Canoas recebe visita técnica do Ministério das Cidades para conhecer PPP da Iluminação

Prefeitura apresentou informações e o andamento do projeto à equipe do Governo Federal
Download Imagem Original

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (25), a Prefeitura de Canoas apresentou o projeto da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública para representantes do Ministério das Cidades. O prefeito Jairo Jorge e secretários se reuniram, no Paço Municipal, com o coordenador-geral de Mobilização Urbana, Vagner de Carvalho da Costa, e o assessor técnico da pasta Milton Junior.

A equipe do Governo Federal solicitou a visita técnica para entender a iniciativa e conferir como está o andamento das ações. “É um importante momento de reconhecimento da magnitude do nosso projeto. Trata-se de uma PPP bastante inovadora e ousada, mas que fará de Canoas uma referência em iluminação pública de qualidade. É fundamental sabermos do interesse e o prestígio que o Governo Federal dá ao nosso projeto”, destacou o prefeito.

“Nós fizemos uma apresentação geral sobre o projeto, quais os benefícios que trará para o município e quais as etapas que já foram cumpridas e quais serão os próximos passos”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda.

PPP da Iluminação Pública

O projeto promoverá a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública em Canoas, através da troca de luminárias por tecnologia LED, entre outros serviços. Também serão desenvolvidos e implantados projetos de iluminação cênica em 14 locais já escolhidos pela Prefeitura, com destaque para prédios históricos e pontos turísticos. Também haverá um sistema de iluminação especial em praças e parques.

Entre os resultados previstos, em curto e longo prazo, estão:

– Redução de 54% nos gastos do município com iluminação pública
– Aumento da agilidade na manutenção e substituição do equipamento da rede de iluminação pública, devido ao monitoramento da telegestão através do Centro de Controle e Operação – CCO
– Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública
– Diminuição dos níveis de criminalidade na cidade
– Ampliação da segurança nos espaços públicos
– Redução do impacto ambiental
– Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung