//
Canoas recebe reconhecimento internacional por questões climáticas durante Encontro Nacional de Municípios
Download Imagem Original
Foto: Arquivo pessoal / Divulgação
O trabalho de Canoas com o pioneirismo da estrutura e serviço do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) ganhou destaque durante a Jornada Climática do IV Encontro Nacional de Municípios, em Brasília. A cerimônia de reconhecimento ocorreu na terça-feira (7).
Canoas figura entre os municípios brasileiros que cumpriram etapas do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GcoM) e, em razão disso, recebeu certificados e duas medalhas (Adaptação e Mitigação). A aliança global de cidades abrange mais de 12,6 mil governos locais em seis continentes, representando mais de um bilhão de cidadãos em todo o mundo.
“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento sobre o trabalho que estamos realizando em Canoas por meio do Eclima. O certificado e as medalhas fazem parte de um pacto de cidades empenhadas em torno do combate às mudanças climáticas, mitigando os impactos e fomentando as práticas sustentáveis e o acesso às energias renováveis”, afirma o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.
O Encontro Nacional de Municípios, promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) acontece até esta quinta-feira (9). O evento reúne prefeitos e gestores públicos do Brasil, a fim de discutir, junto a representantes do Governo Federal, assuntos de interesse coletivo e propor soluções para as principais demandas municipais.
Qualificação
Ainda dentro da política de aperfeiçoamento e debates em torno das questões climáticas, dois representantes do Eclima participaram, na quarta-feira (8), do 4º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas da Economia de Baixo Carbono. A programação, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no auditório do Ministério Público Estadual (MP/RS), em Porto Alegre, foi acompanhada pelo diretor de Monitoramento do Clima, Alexandre Braz, que é biólogo, e pela assessora de governança Nayara de Marco, engenheira ambiental e sanitarista.
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC