Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/chuvarada.jpg

Primeira quinzena de novembro registra aumento de 125,4% no volume de chuva

Volume de chuvas resulta em situação de cheia em áreas ribeirinhas
Download Imagem Original

Foto: Defesa Civil de Canoas

A primeira quinzena de novembro apresentou um aumento de 125,4% no volume de chuva em comparação com a média do mês. Conforme o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), nos primeiros 15 dias, foram registrados 237,8 milímetros, enquanto a média histórica para o penúltimo mês do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de 105,5 mm.

“Novembro é o sexto mês consecutivo em que a chuva acumulada ultrapassa a média histórica registrada. De junho até hoje, Canoas já ultrapassou os 1.500 milímetros de precipitação, o que nos preocupa, pois o solo segue saturado e as populações ribeirinhas permanecem em situação de vulnerabilidade associada a estas inundações dos rios”, avalia o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.

De acordo com o Eclima, o pico de maior volume foi registrado no início da madrugada de domingo (12), quando choveu 15,6 mm em apenas meia hora. Já no fim da tarde de quarta-feira (15), o acumulado em uma hora chegou a 17,6 mm.

O modo de incidência das precipitações de chuva já apresentou uma mudança em comparação aos demais meses desde o começo do ano. Segundo Ismailow, as chuvas já apresentam características de temporais de verão, ou seja, ocorrem com mais força e em períodos de duração mais curtos.

Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC 

[addtoany]