//
Ceca: mais de sete mil alunos competiram em 2023
Download Imagem Original
Foto: Pamella Mendes
Cerca de 200 atletas participaram, durante esta sexta-feira (8), da última atividade da Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A modalidade disputada no Parque Eduardo Gomes foi o futebol infantil masculino, com a presença de representantes de 12 instituições de ensino.
Nesta edição, o Ceca atingiu a marca de sete mil alunos participantes. Eles representam 84 escolas das redes particular, estadual e municipal. Alunos de 8 a 17 anos disputaram nas categorias mirim, pré-mirim, infantil e juvenil. O Ceca abrange 12 modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, judô, xadrez, hóquei, skate, ginástica artística e ginástica rítmica – as duas últimas foram novidade na edição de 2023.
A secretária municipal de Esporte e Lazer, Letícia Boll, destaca que o Ceca é realizado através de um grande esforço conjunto com a Secretaria de Educação. “O torneio envolve mais de 150 profissionais desde a organização, preparação dos locais de jogos, transporte dos estudantes, arbitragem e premiação. O Ceca é considerado uma das maiores competições estudantis do Estado”, afirma.
Recorde de inscrições
O professor Marco Antônio Gregis organiza o Ceca há duas edições e conta que o campeonato – que já acontece há 31 anos – teve um recorde de inscrições em 2023. “As crianças já começam, no primeiro dia de aula depois das férias, a perguntar que dia começa o Ceca. Quando eles vestem o uniforme da escola, eles se empoderam, a autoestima deles se eleva”, relata.
Exemplo dessa animação é o aluno Diego Junior Soares, de 14 anos, que estuda na EMEF Pernambuco. É a segunda vez que ele participa da competição. “Ano passado a gente foi campeão. Tomara que a gente seja de novo esse ano”, diz. “Tomara que seja uma disputa legal e que todo mundo dê o seu máximo”. Confira fotos da competição no final do texto.
Texto: Bettina Gehm
Edição: Carina Jung