Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/REDUZIDAS-BELLA-A-CACHORRINHA-MASCOTE-PAMELLA_MENDES-13.jpg

Conheça a história da cachorrinha Bella, mascote adotada por servidores da Prefeitura

Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes /PMC

Já se passaram dois anos desde que servidores das secretarias municipais de Educação (SME) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), que dividem a sede localizada na Rua Monte Castelo, 340, no Nossa Senhora das Graças, passaram a contar com a presença de uma nova colaboradora: a cachorrinha Bella. Popularmente chamada de Bellinha, ela chegou no local, foi ficando e conquistou as equipes, que decidiram, em comum acordo, que fariam uma guarda compartilhada.

A Bella é cuidada e amada por todos os colaboradores, mas tem um trio que assumiu a responsabilidade como tutores da pet: Luis Alexandre Gulart, chefe da fiscalização da SMDUH, Luana Vieira, chefe de unidade da SME, e Margarete Silva Machado, assessora da SME. Eles cuidam da alimentação, idas ao petshop e medicações da Bellinha. A cachorrinha conta com uma casa, que já está com uma decoração em clima de Natal, roupas e uma cama bem aconchegante, além, claro, de ter seu próprio crachá de identificação.

O jeito serelepe não diz que Bella já passou por um baita susto, no começo de 2022, quando ocorreu uma fatalidade e ela foi atropelada. Imediatamente foi socorrida pela tutora Margarete e atendida pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal. “Quando aconteceu o acidente, imediatamente corri, prestei socorro e a levei ao Bem-Estar Animal. Ela foi muito bem atendida, teve todos os cuidados necessários e está conosco até hoje, com toda a assistência”, afirmou a servidora.

“Ela chegou aqui machucada, querendo cuidados e foi ficando. E fomos criando uma ligação de carinho com ela, tanto pela equipe da SMDUH, como da SME, e nos apaixonamos. Porque ela é um bichinho que mesmo sofrendo com toda a cirurgia, com dor, ela sempre esteve de bem com a gente. E nós fazemos uma vaquinha entre todos, onde compramos a ração e os itens que ela precisa no dia a dia”, destacou Luana.

“E mesmo com pino, machucada e com dor, a Bella nunca mostrou os dentes ou deu qualquer menção de agressividade. Parece que ela sabia que nós estávamos cuidando dela”, frisou Luis Alexandre, que também foi responsável pela produção do crachá da cachorra.

Bella é toda dengosa. Já anda mal acostumada e cheia de manias. Uma delas é o biscoitinho, que marca o encerramento do expediente. O responsável é o arquiteto da SMDUH, Guilherme Dipp. “Eu sou um dos últimos a sair, e ela já vem para a porta me esperar, pois sabe que sempre tenho um biscoitinho para ela. No que entrego o biscoito, ela já sai em disparada como uma forma de agradecimento”, contou.

Em função do fluxo de veículos no local, durante o horário comercial, das 8h às 18h, Bella fica em um vai e vem, depois é solta. Os funcionários brincam que ela é responsável por fazer a ronda das secretarias e aguardar ansiosamente a chegada de cada um dos servidores.

Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung

Mais fotos: