Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-14-at-13.31.44.jpeg

Iniciam oficinas de paradesporto nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) iniciou a Caravana do Paradesporto. O projeto levará atividades às escolas municipais para que os alunos vivenciem a realidade de um atleta paralímpico.

A primeira escola que recebeu a oficina de paradesporto foi a EMEF Arthur Pereira de Vargas, no bairro Harmonia, na quinta-feira (14). A atividade foi ministrada pelo paratleta e professor de atletismo do Centro de Referência Paralímpico Canoas, Carlos Alberto Pereira Ramos Junior.

Os alunos experimentaram várias modalidades do atletismo. Em cada uma das atividades, foram simuladas algumas deficiências nos estudantes. “Deficiências visuais, físicas, até algumas situações onde a deficiência intelectual também está presente. A gente colocou exercícios mais complexos que dificultaram a compreensão deles. Eles experimentaram como um atleta com deficiência faz para praticar o esporte”, relata o professor.

Segundo Junior, a atividade é importante porque os alunos ainda têm pouca informação sobre o paradesporto. “Nem as próprias crianças com deficiência conhecem as modalidades que existem. Em relação àqueles que não têm deficiência, também tem um impacto positivo, porque vão experienciar a inclusão. É mais uma oportunidade de se desenvolver enquanto pessoa e, até quem sabe, profissionalmente”, diz.

Na EMEF Arthur Pereira de Vargas, participaram alunos na faixa etária de 13 a 15 anos. “Eles foram super receptivos”, comenta Junior. “Quando a gente tirava alguns dos sentidos deles, dava para ver o engajamento. E depois, quando eu trazia o porquê de cada coisa, dava para ver o impacto, o pensamento sobre aquilo”.

[addtoany]